[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Carnaju 2002 se aproxima e a Prefeitura de Aracaju já planejou suas ações para coibir o trabalho infantil durante o evento, principalmente dos catadores de latas e outros materiais recicláveis. Com este objetivo, reuniram-se no início desta semana, na Sala dos Conselhos da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – , representantes da própria secretaria, do Conselho Tutelar, do SOS Criança (Fundação Renascer), da Funcaju, Guarda Municipal e da CARE – Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem.
Segundo a coordenadora de Assistência Social da SMASC, Iolanda de Oliveira Santos, uma das metas da ação estratégica é começar a conscientizar a população de que o trabalho infantil não beneficia as crianças. De acordo com Iolanda, o objetivo é promover a integração dessas crianças em projetos desenvolvidos pela prefeitura, como o PETI –Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – através de um cadastro que será feito por educadores da SMASC.
Faixas educativas com mensagens contra a exploração das crianças estarão espalhadas em diversos pontos do mercado. Além disso, os locutores da festa alertarão o público presente para que não colabore com o trabalho infantil. “Muitas pessoas acham que ao entregar uma lata de cerveja vazia a uma criança, estão contribuindo para a sobrevivência dela, mas isso não é verdade”, afirma a coordenadora. “A prefeitura tem projetos para essas crianças, como é o caso do PETI”, completa.
A coleta das latas e materiais recicláveis será feita pelos donos dos bares, pela cooperativa de reciclagem de lixo, que disponibilizará cerca de 30 pessoas para a execução deste serviço, e também por adultos que queiram aumentar a renda familiar. “Os pais poderão catar as latinhas e garantir o sustento de sua família, mas as crianças não podem ser exploradas para este serviço”, enfatiza Iolanda. A Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – já disponibilizou 15 tonéis de lixo, que serão colocados por todo o mercado.
Funcionários de órgãos e instituições ligadas à criança estarão em um estande, montando pela Prefeitura dentro da praça de eventos do Mercado Municipal, e circulando pela área durante toda a festa.
Em cada turno do evento, que além dos shows noturnos conta com duas matinês infantis (no domingo, dia 10, e na terça-feira, dia 12), dez profissionais entre educadores, assistentes sociais, conselheiros tutelares, comissários de menores e guardas municipais prestarão toda a assistência necessária às crianças, adolescentes e também aos pais.
O SOS Criança, com sede no conjunto Médici, disponibilizará um carro para levar as crianças que forem flagradas trabalhando de volta para casa ou em direção a um abrigo provisório.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.