Semarh comemora Dia Mundial da Água nesta segunda-feira
Para sensibilizar, mobilizar e informar os vários segmentos da sociedade sobre a importância da água como fator determinante do desenvolvimento, qualidade de vida e da manutenção do ecossistema associados, foi aberta oficialmente na manhã de desta segunda-feira, 22, pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, a ‘Semana da Água’. O evento celebra o Dia Mundial da Água, comemorado nesta segunda-feira.
Durante abertura, usando conhecimentos da Biologia, o secretário frisou a importância da água para a sobrevivência de todos os seres vivos, e enfatizou a fundamental relevância das ações do Estado em torno do tema escolhido para os debates deste ano: “Vamos Cuidar das Águas de Sergipe”.
“Não há como conceber a vida sem a água. Falar de água é falar da própria existência da vida. Entendendo a sua importância para a humanidade, e em especial, para o povo sergipano, o Governo do Estado vem realizando ações de extrema relevância na área de recursos hídricos. Rios e mananciais estão sendo preservados e protegidos através de projetos que incluem ainda a Educação Ambiental como práticas sustentáveis”.
Genival destacou ainda as obras das adutoras do Alto Sertão, Sertanejo e a do Semiárido. Com perspectiva para ser concluída nesse primeiro semestre, o complexo irá beneficiar diretamente 188 mil habitantes, promovendo a regularização no abastecimento de água para os municípios dos territórios do Alto Sertão, Médio Sertão, Agreste Central e Baixo São Francisco, além de dezenas de povoados.
Na oportunidade ele também citou o ‘Águas de Sergipe’. Destacou que com a aprovação do programa, o Governo do Estado chega cada vez mais perto da aquisição de empréstimo no valor de US$ 117, 125 milhões. O valor será utilizado na revitalização da Bacia Hidrográfica do rio Sergipe e na consolidação do Sistema de Recursos Hídricos no Estado.
“O programa envolverá ações de desenvolvimento funcional, de abastecimento de água, saneamento, irrigação, desenvolvimento sanitário, recuperação de áreas degradadas, educação ambiental, drenagem urbana e resíduos sólidos. “Tudo isso irá se remeter a um imensurável ato, que é a revitalização da Bacia Hidrográfica do rio Sergipe”, comemora Genival.
Mesa redonda
Logo após abertura foi iniciada mesa de discussão sobre ‘A Água Frente às Mudanças Climáticas’. Para falar sobre os efeitos e impactos trazidos pelas mudanças climáticas, aquecimento global, e a relação com a água, a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Viviane Regina Algarve, esclareceu em sua palestra alguns pontos indicadores da problemática.
“Nos últimos 14 anos tivemos índices de temperaturas elevadas. Reflexos de fenômenos de estiagem e de chuvas frequentes para algumas regiões do Brasil. Pesquisas atribuem às causas desse desequilíbrio a fatores como o desmatamento de florestas, por exemplo”, aponta Viviane.
Debatendo com a pesquisadora do Inpe, o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, que relatou as ações do Estado nas questões climáticas, e o professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Inajá Francisco de Souza.
De acordo com Inajá, a associação das mudanças climáticas frente às águas dentro do Estado de Sergipe está atrelada a vários fatores, entre eles: poluição, desmatamento, temperaturas elevadas, entre outras ocorrências.
Integração
Cerca de 50 municípios participam conjuntamente com a programação da Semana da Água. De acordo com o superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha, a ideia com a integração é o alcance da sensibilização em massa. “A programação envolve a realização de várias atividades que vão desde palestras a atividades lúdicas, de acordo com a motivação dos municípios”, explica.
Nesta terça-feira, 23, no Teatro Tobias Barreto, a programação em Aracaju prossegue com o lançamento da IV Olimpíada Ambiental de Sergipe. A realização tem o objetivo de estimular alunos e professores dos ensinos infantil, fundamental, médio e superior a refletirem de forma crítica e criativa sobre a ‘Biodiversidade Sergipana: Relação Homem-Natureza’, eixo temático central da olimpíada deste ano de 2010.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Semarh comemora Dia Mundial da Água nesta segundafeira – Fotos: Arthur Soares/Semarh