[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dois grupos culturais sergipanos foram beneficiados na última sexta-feira, 19, com a aquisição de novos instrumentos musicais. Com um investimento de R$ 210 mil, o Governo do Estado, através da Empresa de Desenvolvimento Sustentável (Pronese), está possibilitando a profissionalização musical de 150 jovens por ano. O projeto sócio cultural do Governo do Estado que integra o Programa de Combate a Pobreza Rural – “Prosperar”, vai atender a Associação Comunitária de Siriri, no Leste Sergipano e a Associação Cultural de Amparo do São Francisco, no Baixo São Francisco.

“Uma das associações contempladas pelo Governo coordena a Filarmônica Sagrada Família do município de Siriri, que prestigiou o lançamento do Programa Prosperar com uma belíssima apresentação de música e dança. “Esta banda existe há seis anos graças a uma parceria do município com a Petrobras. Apesar dos esforços faltavam instrumentos, mas com os recursos do ‘Prosperar’ vamos receber equipamentos novos e com tecnologia de ponta, que vão melhorar a nossa performance”, disse José Edno Gomes , maestro da filarmônica Sagrada Família, da Associação Comunitária de Siriri, que também será contemplada com computadores.

Para o jovem músico Kenye Silva Alves, que integra a banda há dois anos, os novos instrumentos vão melhorar o desempenho do grupo. “Com esse novo equipamento a gente vai ter mais estímulo para estudar, além do que, nós também vamos receber computadores, que não tínhamos e isso vai ajudar a fazer download de partituras”, explicou Kenye.

A coordenadora do trabalho sociocultural em Siriri, Iolanda Nogueira, fala que os membros integrantes da banda são “cerca de 340 crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos, estudantes do ensino público do município que a partir deste trabalho cultural passam a resgatar uma vida digna. Além da banda, desenvolvemos oficinas de capoeira, balé, coral e flauta”, diz Iolanda.

Para o presidente da Pronese, Carlos Hermínio de Aguiar Oliveira, que coordena o Programa de Combate à Pobreza (Prosperar), outros municípios podem seguir o exemplo de Siriri e Amparo do São Francisco apresentando projetos de apoio à cultura. “Apoiamos várias atividades culturais, desde que estas tragam para a população rural perspectivas de desenvolvimento e de resgate da cidadania para os adolescentes e juventude principalmente”.

‘Prosperar

O programa “Prosperar” atende projetos produtivos de geração de emprego e renda, focado nas cadeias e arranjos produtivos identificados no Planejamento Participativo em Sergipe. Os recursos são do Acordo de Empréstimo firmado entre o Banco Mundial e o Governo do Estado, que vai atender cerca de 20 mil famílias, através de 800 projetos comunitários, totalizando um investimento na ordem de R$51 milhões.

O objetivo do programa é incentivar as comunidades localizadas nas áreas mais pobres do Estado a realizar investimentos e empreendimentos de interesse comunitário que promovam a inclusão pelo direito e pela renda, contribuindo para o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, dos municípios e comunidades.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.