[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No início da tarde desta sexta-feira, 19, o governador Marcelo Déda participou do almoço de lançamento da segunda edição da Feira da Indústria e da Inovação Tecnológica de Sergipe, uma iniciativa da Federação das Indústrias de Sergipe, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e do Turismo (Sedetec), além da Êxito Eventos.

Na ocasião, também foi assinado do contrato de financiamento entre a Brinquedos Estrela e o Banco do Nordeste (BNB) para a instalação da nova fábrica no povoado Serra do Machado, município de Ribeirópolis. O empreendimento está orçado em aproximadamente R$ 11 milhões, dos quais R$ 8,8 milhões serão financiados pelo BNB, através do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

Fortalecimento

De acordo com o governador, eventos como a Fitec ajudam a fortalecer a indústria sergipana, aproximando a sociedade e os investidores dos empreendimentos que estão acontecendo em Sergipe. “Esta é a oportunidade de mostrar aos sergipanos o potencial da nossa própria indústria, no momento onde são mostrados todos os seus avanços, ganhos tecnológicos e aumentos de produção”, disse Marcelo Déda.

Segundo ele, o evento também demonstra a diversidade da indústria sergipana, ao expor as mais variadas atividades executadas por nosso parque industrial. “Hoje temos praticamente tudo sendo fabricado em nosso estado, passando por petróleo, potássio, cimento, tecidos, confecções, calçados, brinquedos, cosméticos, dentre outros. Por isso, a Fitec serve para mostrar a dimensão da economia sergipana, sua diversidade e sua pujança”, argumentou o governador.

A Fitec será realizada de 26 a 30 de maio no Centro de Convenções de Sergipe.

Estrela

Marcelo Déda também evidenciou as perspectivas positivas que permeiam a evolução da economia sergipana, graças ao que ele definiu como a ‘sinergia’ com a iniciativa privada e os investimentos estruturantes realizados pelo Governo do Estado. Segundo ele, isso tem provocado a atração de novos empreendimentos gerando emprego, renda e fomentando o desenvolvimento sustentável em diversas regiões do estado.

“Empreendimentos com a instalação dessa nova fábrica da Estrela, dentre outros investimentos que chegam ao nosso estado, demonstram que essa relação sinergética está servindo para levar Sergipe ao caminho do desenvolvimento sustentado, consolidando um ciclo virtuoso na economia, além de comprovar que cada centavo investido pode se transformar em um novo emprego”, destacou Déda.

Ainda de acordo com o governador, atos como este consolidam, através da inserção de mais uma marca de renome nacional, o êxito da política de captação de investimentos. “Estamos mostrando que é seguro investir em Sergipe, pois temos uma localização privilegiada na região Nordeste, além da reconhecida capacidade de trabalho dos sergipanos. Queremos dar as boas vindas à Estrela, dizendo que o povo sergipano agradece e comemora a sua chegada”, concluiu o governador.

Competitividade

Segundo o presidente da Estrela, Carlos Tilkian, justamente o potencial de crescimento acima da média brasileira foi o que fez a indústria buscar a criação de uma unidade no Nordeste e, graças à agilidade na aprovação de projetos pelo Governo do Estado, Sergipe foi escolhido para sediar a terceira fábrica no país.

“Contamos com essa nova unidade para fazer frente ao novo momento de desenvolvimento do Norte e Nordeste do Brasil, pois temos certeza que isso nos dará um importante ganho de produtividade. Com o apoio que recebemos do Governo de Sergipe, acreditamos que teremos uma unidade muito competitiva, com capacidade de gerar empregos e contribuir para o desenvolvimento da Serra do Machado, de Ribeirópolis, e do Estado de Sergipe”, afirmou Tilkian, ao informar que serão gerados inicialmente cerca de 160 empregos diretos, podendo chegar a mais de 300 empregos diretos com a ampliação da produção.

Já o empresário João Carlos Paes Mendonça, que foi parceiro desde o início do projeto e disponibilizou, através da Fundação Pedro Paes Mendonça, apoio de infraestrutura cedendo instalações para as atividades da fábrica, destacou a mobilidade do Governo de Sergipe para consolidar o empreendimento.

“Esse projeto estava praticamente definido para ser implantado na cidade do Recife (PE), e o governo de lá já tinha colocado galpões à disposição e incentivos fiscais. Porém, graças a uma consolidada amizade que temos com Carlos Tilkian, conseguimos demovê-lo da ideia e o trouxemos, com muita honra, para a Serra do Machado”, registrou Paes Mendonça.

“Graças a ação conjunta do Governo do Estado, da  Sedetec, e do Banco do Nordeste, que demonstraram firmeza nesse trabalho, estamos felizes em proporcionar não só a Sergipe, mas para Ribeirópolis e particularmente Serra do Machado essa conquista histórica”, sentenciou o empresário em relação à terra natal de sua família.

Participação

Participaram dos eventos o cônsul dos Estados Unidos em Recife (PE), Christofer Del Corso, o deputado federal Albano Franco, o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, a prefeita de Ribeirópolis, Uíta Barreto, o presidente da Federação das Indústrias de Sergipe, Eduardo Prado, dentre outras autoridades, lideranças do meio empresarial, secretários de Estado, secretários municipais e convidados.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.