[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Estruturar 65 destinos turísticos brasileiros com padrão de qualidade internacional na atividade, até 2014. Este é o objetivo da meta 3 do Plano Nacional de Turismo – Uma Viagem de Inclusão (PNT), do Ministério do Turismo (MTur), que incluiu a capital sergipana entre os destinos que colocam o turismo como indutor do desenvolvimento e da geração de emprego e renda. Como parceiros do MTur no fortalecimento do Plano em Sergipe, estão a Secretaria do Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).

Na manhã desta sexta-feira, o Grupo Gestor do projeto em Sergipe se reuniu no Senac para a segunda etapa do treinamento do MTur de utilização do Sistema de Gestão de Resultados, que irá gerir as informações sobre a cadeia do turismo local. O Grupo de Gestores, composto por instituições do setor público e privado, ligadas à cadeia do turismo, formou-se ainda em 2007, após o estabelecimento da Meta 3 do PNT, e desde lá vem trabalhando em todas as fases de implantação do Plano.

As informações que irão alimentar o sistema do MTur foram colhidas para compor o Relatório Brasil, que avaliou as dimensões que determinam o índice de competitividade dos dois destinos sergipanos escolhidos: Aracaju e o Pólo Costa dos Coqueirais. O Relatório foi produzido em uma parceria entre o MTur, o Sistema Sebrae, e a Fundação Getúlio Vagas (FGV), e analisou 13 dimensões, como infraestrutura geral; atrativos turísticos; políticas públicas; aspectos ambientais; serviços e equipamentos turísticos; e aspectos sociais.

Durante o treinamento, o Grupo Gestor recebeu a visita do secretário da Sedetec, Jorge Santana, e do diretor regional do Senac, Paulo do Eirado, que reafirmaram o apoio irrestrito das instituições ao Grupo. Para Jorge Santana, esta é uma oportunidade de o trade turístico local se unir na construção de destinos turísticos de excelência. “O sistema proposto pelo MTur é tecnicamente muito aprimorado, e chega para potencializar o trabalho que já é realizado. É preciso que aproveitemos para aprender  com a análise dos indicadores, que são muito bons, mas que podem ser ainda melhores se trabalhados na direção certa”, afirmou o secretário.

Ações

A responsável pela coordenação do Sistema de Gestão de Resultados será a Funcaju, da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). De acordo com o coordenador de turismo da Sedetec, Joab Almeida, o próximo passo será estruturar um ambiente de gestão da informação na Fundação, para que os dados sejam continuamente avaliados. “As ações no âmbito do turismo para Aracaju e para o Pólo Costa dos Coqueirais serão, a partir de agora, planejadas baseadas nestes dados, e adequadas ao sistema do MTur”, explicou.

Entre as ações prioritárias do PNT, estão, por exemplo, as no âmbito de políticas públicas, com a elaboração do Planejamento Estratégico do Turismo de Aracaju (2009/2012); no âmbito da economia local, com a captação de empreendimentos e eventos alavancadores; e de serviços e equipamentos turísticos, com a implantação da sinalização turística municipal, e a qualificação profissional para o turismo.

Ainda de acordo com Joab Almeida, os indicadores continuarão a ser medidos para a confecção de outros Relatórios Brasil, o que demandará a alimentação contínua do sistema de gestão da informação do MTur. A assessora de turismo do município, Patrícia Cunha, além de agradecer o apoio do governo ao município, aproveitou para reafirmar o compromisso da Funcaju de conduzir o trabalho da melhor maneira. “É bom saber que podemos contar com o apoio das instituições, agora é se unir para cumprir as metas estabelecidas”, destacou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.