Quase 2 mil pessoas serão beneficiadas por cursos de informática da Seides
Quase duas mil pessoas atendidas nos 10 Espaços de Cultura e Convivência Social (ECCOS), mantidos pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), serão beneneficiadas com cursos de informática básica e avançada do ‘Projeto Inclusão Digital através de Telecentros’. Iniciada nesta segunda-feira, 8, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa gratuita promove a inclusão digital e qualifica profissionalmente jovens que se encontram em situação de vunerabilidade social.
Através do acesso a novas ferramentas digitais de informação e comunicação, os cursos abrem novas perspectivas profissionais para os jovens oriundos dos grupos de cadastrados no Programa Bolsa Família e no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). As aulas de Informática Básica terão dois meses de duração e serão aplicadas a 26 turmas, beneficiando 1.030 alunos com 80 horas de aula. O conteúdo abordará Sistema Operacional Windows, Pacote Office 2003 (Word, Excel e Power Point).
Já as 10 turmas de alunos matriculados no curso avançado terão aulas mais aprofundadas sobre o Pacote Office 2003, com uma carga horária de 40 horas semanais. O curso será concluído em um mês. No total, 820 pessoas serão capacitadas por professores do Senai nos curso para turmas avançadas.
Inserção no mercado
Os ECCOS do conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro e do município de Simão Dias iniciaram as atividades nesta manhã. Ao final do curso, os alunos receberão certificado de conclusão.
De acordo com coordenadora do ECCOS de Simão Dias, Ivna Régia Costa, a realização do curso de informática é uma grande oportunidade para jovens e adultos que almejam qualificação profissional. “Estudar informática com profissionais gabaritados e com a possibilidade de ser qualificado profissionalmente é o sonho de muitos adolescentes. Ficamos felizes em darmos essa oportunidade para os jovens de Simão Dias. O curso abrange o conteúdo necessário para inserção das pessoas no mercado de trabalho”, explica a coordenadora.
Não só os adolescentes são beneficiados com o projeto. É o caso do conferente de loja, Maurício Nascimento, 33 anos, que iniciou as aulas de informátiva avançada no ECCOS de Simão Dias. “Fiz informática básica aqui no ECCOS e gostei muito. Já utilizo o que aprendi no meu cotidiano profissional e por isso resolvi aprofundar o curso. A oportunidade de estudar perto de casa e com bons professores é maravilhosa. Caso surjam mais cursos, com certeza irei me matricular”, afirma Maurício.
Metodologia
O professor do Senai, Adriano Herencio Kehl, explica a metodologia utilizada. “A forma de monitoramento dos alunos será através do trabalho prático, ou seja, o estudante será avaliado durante todas as aulas. Também farão provas escritas e o conceito mínimo para aprovação é 6,0. O aluno que não tiver frequência igual ou superior a 75% nas aulas será suspenso automaticamente”, explica o professor.
A jovem Natália Leal, 17 anos, retrata a satisfação em participar do curso. “Estou concluindo o ensino médio e pretendo conseguir um emprego em seguida. Sei que o curso de informática básica irá facilitar a minha vida nesse sentido. Tenho facilidade em aprender, e a informática me encanta. Como tenho computador em casa, vou aprimorar o conhecimento que adquirir nas aulas”, destaca Natália.
- Quase 2 mil pessoas serão beneficiadas por cursos de informática da Seides – Foto: Edinah Mary/Seides