Reunião do Fortur discute participação de Sergipe no Salão do Turismo 2010
Sergipe ganhará mais uma oportunidade de mostrar suas qualidades para o público interessado em turismo, que se reunirá no próximo Salão do Turismo – Roteiros do Brasil 2010. Os detalhes da atuação do Estado nas atividades previstas pelo Ministério do Turismo (MTur), que organiza o evento, foram discutidos com representantes do trade e órgãos ligados ao setor durante uma reunião da Comissão de Trabalho de Promoção e Apoio à Comercialização, do Fórum Estadual de Turismo de Sergipe (Fortur), que ocorreu na manhã desta sexta-feira, no Sebrae.
O Salão do Turismo, que será realizado entre os dias 26 e 30 de maio em São Paulo, reunirá representantes de todos os Estados e divulgará os principais atrativos turísticos de cada região. Um dos principais objetivos do evento é fortalecer o processo de regionalização do turismo no país, e para isso o Salão planeja atrair cerca de 100 mil pessoas em cada dia de evento. Além de especialistas da área, o evento reúne pessoas interessadas em descobrir novos destinos de lazer.
A temática da região Nordeste este ano será ‘Ciclo Junino’, por isso os arquitetos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto dos estandes, juntamente com representantes de cada Estado, pensaram em um ‘arraiá de vila’ estilizado. Ao todo são 2.000 m² divididos para os nove Estados nordestinos. Os locais contarão com uma área destinada à comercialização de produtos da gastronomia típica, uma sala vip e balcões de apresentação das atrações dos destinos turísticos. O estande de Sergipe virá com seis balcões que divulgarão os roteiros; as cidades históricas; o Litoral Sul; o Litoral Norte; e a capital Aracaju.
Temática
Para a definição do layout que ornamentará o estande de Sergipe, a equipe de marketing da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) trabalhará com a temática da renda irlandesa, que foi eleita durante a reunião do Fortur como elemento artístico que deverá representar o Estado na decoração.
“O Salão de Turismo é uma grande vitrine, por isso a equipe da Emsetur está pensando em ações promocionais diferenciadas, que chamem atenção para os atrativos de Sergipe. O nosso portal, por exemplo, estará presente no estande de maneira a interagir com os visitantes”, destacou Caroline Portugal, diretora de marketing da Emsetur.
Aproveitando o alto fluxo de pessoas, Sergipe está preparando atrações especiais para mostrar ao público o que o Estado tem de melhor. Foi aprovada pela comissão de trabalho do Fortur, por unanimidade, a participação do Quinteto Sanfônico na atividade ‘Manifestação Artística. O quinteto já representou Sergipe em outra edição do Salão do Turismo e foi possível acompanhar a emoção das pessoas que presenciaram a apresentação”, relembrou Joab Almeida, coordenador de Turismo da Sedetec, durante a reunião. Além do Quinteto, a participação de um grupo folclórico típico do Estado também está sendo cogitada.
Circulando pelo Salão do Turismo e levando um pouco do sabor típico de Sergipe, estará um tabuleiro com bombons e balas à base de mangaba. A ideia surgiu da parceria com a Associação dos Catadores da Barra dos Coqueiros, movimento existente desde 2007. A secretária da Associação, Adriana de Jesus Pereira, é membro do Fortur e propôs a utilização da fruta como caracterização da identidade de Sergipe.
“Estamos felizes por saber que a mangaba foi escolhida para representar o sabor de Sergipe e por saber que ela vai ser degustada por tantas pessoas, que a partir daí ligarão a fruta ao Estado”, opinou Adriana.
Ambientes
O quesito ‘Atividade Gastronômica Externa’ – com a divulgação da mangaba, está inserido em uma das seis atividades Sergipe desenvolverá no Salão, o ‘Vitrine Brasil’, que ainda abrange: uma área fixa destinada à gastronomia; o ‘Armazém da Agricultura Familiar’ e o espaço ‘Saber Fazer’ – onde artesãos demonstram ao vivo o processo de produção da sua arte.
No ambiente ‘Rodadas de Negócios’ há espaço para encontros pré-agendados entre agentes de viagens locais e grandes operadoras do Brasil, com a ‘Rodada de Negócios de Turismo’.No local há ainda área para ‘Rodada de Agronegócio Familiar e Turismo’, com encontros entre empresários e agentes do setor turístico, para distribuição de produtos; além da ‘Rodada do Artesanato’, que promove o encontro entre artesãos e agentes do setor turístico.
O ‘Núcleo de Conhecimento’ é um ambiente destinado à apresentação de trabalhos, projetos, casos e experiências produzidos por alunos de turismo de Sergipe. As ‘Missões Promocionais’ abrangem a ‘Caravana Brasil’, com visitas técnicas de operadores do turismo internacionais, além da ‘Presstrip’, dirigida aos principais órgãos da imprensa do Brasil, Mercosul e América Latina.
- Reunião do Fortur discute participação de Sergipe no Salão do Turismo 2010 – Foto: Ascom/Sedetec