[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Está aberta até o próximo domingo, 7, em Aracaju, a 66ª Exposição Agropecuária de Sergipe (Expoese), que funciona no Parque de Exposição João Cleóphas, bairro Siqueira Campos. No local, estão expostos 744 animais, sendo 200 bovinos, 144 equinos e 400 ovinos e caprinos. A finalidade da mostra é estabelecer maior integração entre criadores e produtores do Estado, estimulando-os à adoção de novos métodos de seleção e de outros trabalhos zootécnicos para aprimoramento dos animais.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec) é uma das participantes da Expoese. A instituição, que coordena o Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais (APL/SE), enxergou no evento uma oportunidade para realizar mais uma ação no APL Ovinocaprinocultura. A secretaria destacou técnicos que oferecem informações durante a exposição e auxiliam os produtores, como parte das políticas de estruturação e incentivo ao desenvolvimento de APLs.

De acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos de Sergipe, Arnaldo Dantas, a Sedetec tem sido uma grande incentivadora das atividades nesta área. “A Sedetec, como coordenadora do núcleo estadual de APLs, tem tido uma função muito importante para organizar as ações feitas no Estado na área de ovinos e caprinos. Tem apoiado diversas atividades, e enxerga que Sergipe tem um segmento muito representativo na área de material genético, com projeção nacional, por isso está inclusive nos apoiando a participar de uma feira muito importante que acontece em São Paulo nos próximos dias, reunindo produtores de várias partes do mundo”, diz Dantas, que reforça que as exposições sempre são uma oportunidade para fazer contatos com possíveis clientes.

Dentro da programação da Expoese estão ainda palestras sobre a produção de ovinos, com temas como alimentação e pesquisas na área de reprodução e conservação de recursos genéticos de ovinos. Nesta quarta-feira, 3, houve a palestra ‘Principais Doenças e Cuidados com a Saúde de Ovinos e Caprinos’, ministrada pelo veterinário Samuel Figueiredo, que atua na área de transferência de tecnologias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Tabuleiros Costeiros (Embrapa).

“Nesses esclarecimentos a gente resgata princípios básicos e cuidados com o manejo reprodutivo. É preciso lembrar dos princípios de higiene, profilaxia, de cuidados básicos com o ambiente, com as instalações e com os animais. Estamos tentando resgatar isso diretamente com os produtores, mas uma exposição não seria o local mais adequado, então temos esse contato diretamente com alunos de ciências agrárias- agronomia, veterinária e zootecnia – para que eles possam multiplicar esses conhecimentos. Hoje não dá para separar a saúde do animal, que está diretamente agregada à qualidade do produto de origem animal, da saúde humana, que está ligada ao consumo desses produtos”, explica Samuel.

Quem visita a Feira encontra diversas instituições de base agropecuária reunidas, todas integrante dos Grupos de Trabalho dos APLs. No estande da Embrapa está disponível um técnico da Sedetec, que passa informações sobre os APLs, especialmente ovinocaprinocultura, além de darem apoio às atividades desenvolvidas durante o evento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.