Fundação Renascer discute atendimento a internos com transtornos mentais
Psicólogos e assistentes sociais dos abrigos e unidades socioeducativas da Fundação Renascer participaram esta semana de mais uma etapa da oficina ‘Conversando sobre saúde mental’. O evento foi realizado no auditório da instituição, localizado no conjunto Médici, e contou com uma palestra proferida pela médica psiquiatra Helena Ávila, que atende nos Centros de Apoio Psicossocial (Caps).
Ao abordar o tema ‘Tipos de transtornos mentais’, a psiquiatra mostrou as os sintomas e as diferenças entre eles, principalmente os mais comuns na atualidade: o sofrimento psíquico e a esquizofrenia.
Helena Ávila frisou que embora não caracterize uma doença, o sofrimento psíquico é visto como um conjunto de condições psicológicas que gera determinados sinais e sintomas. Eles podem ser provocados por vários fatores, dentre eles as condições de trabalho e o estresse.
A oficina é promovida pela Unidade de Saúde da Fundação Renascer, gerenciada pela assistente social Glicia Cristina Moreira. Para ela, a participação dos profissionais que compõem o corpo técnico do órgão é fundamental para lidar com alguns jovens atendidos nas unidades protetivas e socioeducativas.
Participaram do evento assistentes sociais e psicólogos dos abrigos Isabel Abreu e Sorriso, Centro Educacional de Menores Eronildes de Carvalho (Cemec), Centro de Estudos e Observações (CEO), Unidade de Internação Feminina (Unifem), Comunidade de Ação Socioeducativa São Francisco de Assis (Case), Unidade de Internação Provisória (Usip) e Centro de Atendimento ao Menor (Cenam).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Fundação Renascer discute atendimento a internos com transtornos mentais – Foto: Edinah Mary / Inclusão