[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Ministério da Saúde (MS) ampliou a faixa etária de vacinação contra a Hepatite B para homens e mulheres até 49 anos em todo território nacional. Com essa medida, o Governo Federal pretende beneficiar cerca de 150 milhões de brasileiros. Em Sergipe, a estimativa é de que 580 mil cidadãos sejam contemplados.

“A hepatite é uma doença crônica que traz sérias complicações e precisa ser prevenida. Em Sergipe, as doses estão sendo disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, disse a gerente do programa Estadual de Imunização, Sândala Teles.

A gerente ainda alerta para a necessidade de cumprir o intervalo entre as dosagens como forma de garantir a imunização. “Após a primeira dose, a segunda deve ser aplicada no período de 30 dias. Já a terceira, no prazo de seis meses após a primeira dose”, reforça Sândala Teles.

Antes dessa medida, a vacinação era disponibilizada para toda população de até 29 anos. Nos recém-nascidos, a primeira dose é administrada ainda na maternidade. Além desse grupo, as doses também estão acessíveis para os grupos considerados de risco como: gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários, doadores de sangue, profissionais do sexo e coletores de lixo domiciliar e hospitalar.

De acordo com o gerente do Programa Estadual de DST/Aids, Almir Santana, a vacinação é o método de prevenção mais seguro.

“A Hepatite B é uma das causas de cirrose hepática e até câncer de fígado. Por isso, é fundamental que as pessoas busquem a prevenção. Além da vacinação, é importante também que a população sexualmente ativa use o preservativo, já que a doença pode ser transmitida pela relação sexual”, alertou.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.