53 municípios participam de capacitação para novos formulários do CadÚnico
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), forma nesta sexta-feira, 16, mais uma turma de 53 instrutores municipais que atuam na operacionalização do Programa Bolsa Família (PBF) e Cadastro Único para a formação de multiplicadores nas suas regiões. A qualificação aconteceu durante toda a semana no Hotel RiverSide, localizado no bairro Coroa do Meio.
Atualmente, o CadÚnico já identifica famílias indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, famílias com componentes resgatados do trabalho análogo ao de escravo e famílias assentadas pela Reforma Agrária e beneficiárias Programa Nacional de Crédito Fundiário. Com a implementação da Versão 7, novos grupos diferenciados serão identificados a exemplo de ciganos, população ribeirinhas, permitindo ao poder público desenvolver políticas adequadas a cada segmento populacional.
A diretora do Departamento de Assistência Social (DAS), Sônia Lima, explicou que é papel do estado capacitar multiplicadores. “Esses instrutores serão capazes de formar entrevistadores em suas cidades que, consequentemente, farão a busca ativa para cadastrar no CadÚnico essas famílias que não estão em programa sociais do Governo”.
No próximo ano a Seides abrirá uma turma para formar os profissionais dos municípios que não vieram a esta capacitação. “A capacitação era para técnicos dos 75 municípios, mas compareceram 53. Portanto, teremos que abrir no próximo ano uma turma para os faltosos”.
Para o coordenador do Programa Bolsa Família (PBF) do município de Frei Paulo, Aluísio Kleber Bezerra, a capacitação é necessária e importante. “A gente pega esse conhecimento, leva para o município e trabalha toda equipe para que seja feito um trabalho mais correto, claro e com objetividade”, avaliou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- 53 municípios participam de capacitação para novos formulários do CadÚnico – Fotos: Edinah Mary/Inclusão