45 prefeituras de Sergipe participam de reunião virtual sobre primeira infância
Com o objetivo de fortalecer as políticas municipais de atenção a crianças de zero a seis anos no estado de Sergipe, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Governo de Sergipe e a Universidade Tiradentes (Unit) promovem uma videoconferência com a participação de representantes das secretarias municipais e estaduais de saúde, assistência social, educação e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar de 45 municípios de Sergipe.
O Encontro Estadual “Fortalecendo a Política Municipal pela Primeira Infância” acontece no dia 20 de junho de 2003 (quinta), de 14h as 17h. Os participantes se reunirão em um dos 13 Pólos da Unit no estado de Sergipe, de onde se conectam para a videoconferência. A proposta da reunião é discutir com as novas gestões municipais a temática da atenção integral e integrada para as crianças de zero a seis anos e orientá-las para a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).
Este é o primeiro passo na mobilização dos municípios do Semiárido sergipano para o Selo Unicef Município Aprovado Edição 2013-2016, iniciativa que monitora os indicadores sociais, de saúde e educação que impactam na melhoria da vida de crianças e adolescentes.
Para a Coordenadora do Escritório do Unicef para Bahia e Sergipe, Helena Oliveira, “este encontro estadual é estrategicamente oportuno considerando as novas prefeituras que acabam de iniciar seus mandatos em 2013”. O Unicef continuará em seu trabalho de parceria com os municípios na região, assegurando todos os direitos de cada criança e adolescente do Semiárido, com atenção especial, aquelas que vivem em comunidades rurais, quilombolas, indígenas ou afetados pelas emergências e desastres naturais.
O processo de mobilização dos municípios terá continuidade em julho em um encontro presencial, em Aracaju, com a participação dos diversos setores das políticas públicas que atuam em defesa dos direitos da criança e do adolescente. Com data a ser definida, o encontro vai ampliar a discussão entre representantes governamentais e a sociedade civil sobre a elaboração de Planos Municipais pela Primeira Infância.