300 professores participam de Encontro de Educação Física
A Secretaria de Estado da Educação (SEED) iniciou na manhã desta terça-feira, 15, a primeira etapa do VIII Encontro Estadual de Educação Física. O evento foi aberto pelo secretário de Educação, professor José Fernandes de Lima, no Teatro Tobias Barreto, e contou com a participação de 300 inscritos entre profissionais e acadêmicos. A segunda etapa do encontro acontecerá no início do mês de novembro, com realização de cursos. A abertura também contou com a apresentação do Coral da SEED
Segundo o secretário, o Encontro, voltado para professores interessados pela Educação Física escolar, é fundamental para o crescimento profissional para a valorização da escola. "Esperamos que vocês transformem este encontro em um espaço de contribuição para a sociedade, verificando que é possível fazer uma educação com qualidade em Sergipe", afirmou professor Lima.
Ele apresentou aos participantes o trabalho que vem realizando à frente da SEED. Um dos destaques foi a valorização profissional. "Chegamos a um momento que é necessário refletir sobre a qualidade do ensino. A escola não pode ser um lugar triste. Precisa ser um ambiente de crescimento intelectual, de alegria e de exercício da cidadania. Para isso, precisamos dar as condições de trabalho e não perder de vista nosso principal objetivo, que é o aluno", reforçou.
A diretora do Departamento de Educação Física (DEF), professora Maria Auxiliadora Almeida, ressaltou a importância do educador físico na escola. "Espero que possamos aprofundar o conhecimento sobre a nossa prática. A Secretaria da Educação realiza esta oitava edição do encontro com a finalidade de promover a qualidade e a valorização da escola, percebendo a importância das nossas práticas pedagógicas".
Para a diretora do DEF, a formação profissional é parte de um processo que tem por objetivo oportunizar e realizar os sonhos dos alunos. "Motivação, perseverança e persistência são as principais características da nossa atuação. Sabemos que a qualificação requer trabalho, no entanto é na contribuição com a qualidade de vida do aluno que encontramos o prazer e a satisfação de continuar exercendo nosso papel", destacou Maria Auxiliadora.
Palestras
As palestras no período da manhã foram ministradas pelo professor Manoel Luiz Oliveira, que abriu os trabalhos com o tema "O Papel do Educador na Sociedade Moderna". Depois foi a vez do professor doutor Hamilcar Silveira Dantas Júnior, que falou sobre a "Educação Física na Educação Básica: A Legalidade e a Legitimidade da Prática Pedagógica".
Durante o período da tarde, a mestra Roselaine Kuhn fará a palestra "O lazer no Espaço de Educação Formal: É Possível Criar uma Proposta no Tempo de Obrigações?". Por fim, o tema abordado será "O Esporte Enquanto Atividade Extracurricular na Escola: Entre o Saber e o Fazer Pedagógico", pelo professor Roberto Rodrigues Paes.
Homenagens
Como parte da programação do encontro, o Departamento de Educação Física fez homenagens a professores de Educação Física que contribuíram para a legitimação do profissional no Estado de Sergipe. Os homenageados foram Dulcinéia Piedade, que recebeu uma placa do secretário de Estado da Educação, Vilma de Andrade Rabelo e Manoel Luiz de Oliveira. "Essas homenagens são importantes para o reconhecimento do trabalho desses profissionais. Isso é fundamental para a valorização da escola e do professor", disse professor Lima.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- 300 professores participam de Encontro de Educação Física – Foto: Juarez Silveira/Educação