1ª Consocial de Laranjeiras é comemorada com fé e cultura
Com pedidos de proteção divina e apresentação cultural, a prefeita de Laranjeiras, Maria Ione Macedo Sobral, deu início à 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial) nesta quarta-feira, 14. Laranjeiras, localizada na região da grande Aracaju, é o quarto município sergipano a realizar a Conferência, após Nossa Senhora do Socorro, Estância e Pacatuba.
Ao início do evento, os participantes receberam diversos informativos sobre as ações de assistência social do município, além de folders que contam a história cultural da região como forma de manutenção do patrimônio e identidade do povo sergipano. Agregado a esta iniciativa, os participantes ainda puderam assistir à apresentação do Balé Folclórico de Laranjeiras.
Compromisso
Segundo a prefeita Ione Sobral, a 1ª Consocial poderá oferecer a população laranjeirense subsídios mais eficazes para provocar e reivindicar a participação na gestão pública do município.
“Laranjeiras está engajada neste processo e avançaremos unidos e solidários no fortalecimento da democracia. Estamos conscientes do dever de prestar contas à população, divulgando o que fazemos, como fazemos, porque fazemos e quanto gastamos. Sairemos daqui comprometidos com a cidade e sua população. O tempo é agora e vamos aproveitar esta oportunidade para partilharmos estas ideias”, afirmou.
O presidente da 1ª Consocial/SE e secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE), Adinelson Alves, ressalta o convite a todos os prefeitos dos municípios sergipanos para que façam a convocação das Consociais em seus municípios. “Realizar esta conferência é uma forma de intensificar não só o compromisso com a sociedade, mas também para criar um espaço democrático de debates com a população sobre mecanismos de melhoria na transparência pública e a participação da sociedade no controle das políticas públicas. Desta forma, legitimando a atividade política como instrumento valioso à consolidação do Estado democrático de direito.
Representantes do Governo de Sergipe, da Controladoria Geral da União (CGU/SE), o presidente da 1ª Consocial/SE e secretário-chefe da CGE, Adinelson Alves, além de autoridades locais, como o presidente da Consocial em Laranjeiras, Paulo Meneses, e a presidente da Comissão Organizadora Municipal da Conferência, Núbia Lima, dentre outros, estiveram presentes no evento.
Propostas e eleição de delegados
Anteriormente aos procedimentos de elaboração de propostas e eleição de delegados na Conferência, representantes da algumas secretarias do município, a exemplo da Assistência Social, Saúde, Educação e Cultura, apresentaram ações que os órgãos têm realizado na cidade, reforçando ainda mais a transparência na Administração Pública.
Logo depois, seguindo as recomendações registradas no Regimento Interno e no Texto-base da 1ª Consocial, os participantes da Conferência em Laranjeiras foram separados em grupos, de acordo com os eixos temáticos, que priorizam a promoção da transparência pública, mecanismos de controle social, combate à corrupção, e outras abordagens.
Os grupos elaboraram diretrizes que irão compor o caderno de propostas a ser apresentado na etapa estadual da 1ª Consocial, que acontece em março de 2012. Após a apresentação e priorização das propostas, houve a eleição dos delegados que representarão laranjeiras na Conferência Estadual.
De acordo com o presidente da 1ª Consocial/SE, Adinelson Alves, a 1ª Consocial em Sergipe já é uma realidade. “Esta sendo bastante positiva a experiência que o Governo de Sergipe está vivenciando na mobilização dos mais amplos setores da sociedade e da Gestão Pública, onde estão sendo abordados assuntos da mais alta relevância para o povo brasileiro, como a transparência pública, incentivo da participação da sociedade no destino dos seus municípios, como também o debate e encaminhamento de propostas para a prevenção e o combate à corrupção, tanto público quanto privado”, esclarece.
Mobilização e participação social
A 1ª Consocial em Laranjeiras, seguindo a mesma tendência dos outros municípios sergipanos que já realizaram a Conferência, contou com a plena participação da sociedade civil, conselhos e o poder público. De acordo com o secretário de Planejamento e presidente da Consocial no município, Paulo Meneses, a organização da Conferência priorizou a mobilização de toda a sociedade para a participação no evento.
“Antes desta conferência já vínhamos realizando um intenso trabalho de mobilização e conscientização da comunidade através de ONGs articuladas com o Conselho Municipal de Desenvolvimento, além da divulgação e disseminação da importância da 1ª Consocial em sites, cartazes, faixas e o contato direto com as lideranças públicas. Com todo este esforço esperamos que a sociedade organizada possa refletir sobre o seu papel cidadão e atuar com mais vigor junto à Administração Pública”, enfatiza o secretário.
A pedagoga Andrea Aragão ressaltou que a participação popular na 1ª Consocial irá contribuir significativamente para o desenvolvimento de vários setores da cidade de Laranjeiras. “Trabalho na área de educação e vir representá-la nesta conferência. Acredito que todos os setores da sociedade devem participar de eventos como a Consocial para obter força, conhecimento e disseminar toda a experiência de controle social com a comunidade”, colocou a pedagoga.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- 1ª Consocial de Laranjeiras é comemorada com fé e cultura – Fotos: Ascom/CGE