120 bombeiros por dia e 14 viaturas serão empregados durante o Pré-Caju 2011
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe fechou o planejamento operacional a ser adotado durante a edição 2011 do Pré-Caju. Serão disponibilizadas equipes especiais para atividades de combate a incêndio, salvamentos terrestre e aquático, atendimento pré-hospitalar e uma equipe exclusiva para realizações diárias de vistorias técnicas em toda a estrutura da festa.
Por noite, o Corpo de Bombeiros irá empregar um efetivo de 120 militares por dia, que serão distribuídos ao logo de todo o percurso. Quatro setores serão instalados para facilitar o atendimento ao público. O setor 1 atenderá a área que vai da avenida Anízio Azevedo até a Francisco Porto; Os militares do Setor 2 ficarão responsáveis pela área que vai do Camarote da Ilha até a ponte que dá acesso ao shopping Rio Mar; o Setor 3 será montado no parque da Sementeira e de lá todas as ações serão coordenadas e o Setor 4 ficará nas imediações da Embrapa.
“Com a aquisição por parte do Governo do Estado de novas viaturas, embarcações e equipamentos vamos poder ampliar a nossa cobertura em toda a extensão da festa. O nosso efetivo por noite foi ampliado e o nosso sistema de rádio modernizado, possibilitando uma comunicação entre as unidades envolvidas mais eficiente e consequentemente ofertando um atendimento mais rápido”, destacou o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Nailson Santos.
Durante os quatro dias de festa, o Corpo de Bombeiros fará uso de 14 veículos. Quatro viaturas Auto Bomba Tanque, utilizada no combate a incêndio, que ficarão dispostas em áreas estratégicas da festa; um veículo equipado com material de busca e salvamento para socorro de vítimas; duas unidades de resgate, utilizada para o transporte emergencial de feridos; uma lancha para efetuar a prevenção no estuário do rio Sergipe; quatro motocicletas que serão usadas no trabalho de motosocorrismo e dois carros usados para o serviço administrativo.
“Outra novidade para esta edição do Pré-Caju será a implantação de patrulhas de bombeiros que vão transitar por toda extensão da festa, aumentando a nossa cobertura. Essas patrulhas se comunicarão com os setores e entrarão em ação caso aconteça qualquer tipo de ocorrência”, acrescentou Nailson.
Atendimentos comuns
Durante as edições anteriores do Pré-Caju, o Corpo de Bombeiros atendeu principalmente ocorrências relativas a embriaguez, ferimentos leves provenientes de quedas, ferimentos provocados por agressões físicas, desmaios e mal súbito. “O Pré-Caju é uma festa que culturalmente é de muita paz. Apesar de atendermos lesões sem muita gravidade, esses trabalhos devem receber a atenção necessária para evitar uma possível evolução de quadro clínico”, explicou Nailson.
Vistorias
Em relação aos riscos inerentes às arquibancadas e camarotes, o projeto de prevenção contra incêndio e pânico é analisado pela Diretoria de Atividades Técnicas (DAT). Durante a fiscalização é observado se constam os preventivos necessários.
Uma vistoria final será realizada após toda estrutura ser montada e irão acontecer diariamente outras análises para que não ocorram modificações e ou diferenças entre o projeto e a locação dos preventivos nas edificações destinadas aos camarotes e arquibancadas.
“A análise das condições de segurança contra incêndio e pânico em todo área, antes, durante e depois do evento é muito importante, pois é mais uma garantia de segurança”, finalizou o comandante Nailson.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- 120 bombeiros por dia e 14 viaturas serão empregados durante o PréCaju 2011 –