[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A jovem índia Geninara Nunes da Cruz, de 17 anos, integrante da Tribo Kariri-Xocó, da região do Baixo São Francisco, foi até a Praça Matriz do município de Propriá nesta sexta-feira, 25, para ter acesso a sua carteira de identidade. Acompanhada pela mãe, a qual sobrevive graças à venda de artesanato, ela foi uma das 400 pessoas que receberam o documento emitido pelo Instituto de Identificação de Sergipe nesta manhã. "Foi uma boa idéia do Governo trazer tudo isso para cá e facilitar o serviço. Essa é a primeira vez que estou tirando a carteira de identidade, um documento tão importante", diz.

A iniciativa de interiorizar os serviços oferecidos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, por meio do Programa ‘Sergipe de Todos’, promovido pelo Governo do Estado, tem adquirindo credibilidade junto à população. De acordo com o diretor do Instituto de Identificação e coordenador Geral de Perícias, Adelino Lisboa, o projeto é importante porque quebra quaisquer barreiras que possam existir entre o povo e a administração estadual, permitindo que todo cidadão tenha acesso a informações sobre seus direitos.

"O serviço mais procurado é a confecção da carteira de identidade. Na manhã desta sexta-feira, distribuímos 400 senhas. Até as 11h, 50% desse público já havia sido atendido. O resultado será recorde, ultrapassando o índice de pessoas atendidas na última edição do projeto, em Nossa Senhora da Glória, onde 434 indivíduos receberam novas carteiras de identidade. Novas senhas serão entregues hoje, no período da tarde, e estaremos trabalhando até as 19h. No sábado, 26, retomaremos a emissão dos documentos até as 12h", explica Adelino.

O Instituto disponibilizou 25 funcionários para colaborarem com as atividades da segunda edição do ‘Sergipe de Todos’. Na oportunidade, estão sendo emitidas carteiras referentes à primeira via de menores de 18 anos, munidos de certidão de nascimento, e à renovação de carteira. "A segunda via só poderá ser tirada caso o interessado tenha o documento original ou cópia legível, ambos emitidos no Estado. Se o cidadão tiver perdido sua carteira de identidade, só poderá receber um novo documento na sede do Instituto, em Aracaju", ressalta Adelino Lisboa.

Sergipe de Todos

O ‘Sergipe de Todos’ é fruto da parceria entre órgãos estaduais, federais, municipais e iniciativa privada. O Sistema S (Fecomércio, Sesi, Senac, Sesc e Fies), a Prefeitura de Nossa Senhora da Glória, o Tribunal de Justiça de Sergipe, o Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), o INSS e a empresa de telefonia Oi se uniram ao Governo do Estado para a realização do evento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.