[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Uma parceria entre o 8 º Batalhão de Polícia Comunitário (8º BPCom) e a Academia de Polícia Civil (Acadepol) está possibilitando o ingresso de policiais militares ao mundo da informática. Com este objetivo, teve início na manhã desta segunda-feira, 11, o curso de informática básica do Projeto Polícia Digital. O curso visa capacitar policiais militares lotados nas três companhias do 8º BPCom. A aula está sendo realizada no laboratório de informática instalada na Acadepol, através de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O instrutor do curso, tenente Daniel Couto, informou que o objetivo é capacitar os militares sobre a parte física do computador (hardware), a parte teórica (software), acesso à Internet, além do uso de um programa específico para policiais como o Infoseg. Ele explicou que outro ponto do curso é a instrução do programa Microsoft Office, em que estão incluídos os cursos Word, Excel, Power Point e Internet Explorer.

Segundo o tenente Couto, o curso será ministrado três vezes por semana e terá duração de 45 horas/aula. O oficial acrescentou que todos os alunos passarão por avaliação e no final do curso os aprovados receberão um diploma de conclusão. "Esta é a primeira turma do projeto. É composta por 12 militares, sendo quatro de cada companhia. Depois de formada a primeira equipe, a intenção é capacitar outra turma" enfatizou.

Parceria

O diretor da Acadepol, delegado Everton Santos, informou que o laboratório de informática (CTI) é estruturado para servir de apoio para a capacitação de cursos à distância, mas o espaço vem sendo utilizado para a realização de cursos de informática. Ele disse ainda que em 2006 foram formados 300 alunos entre policiais militares, civis, bombeiros e servidores da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Ainda de acordo com o diretor, os cursos são ofertados aos policiais lotados na capital e no interior. Segundo ele, o laboratório de informática foi utilizado na capacitação dos soldados formados no Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP). "O objetivo da Acadepol é capacitar cada vez mais policiais, principalmente na área de informática, uma prática indispensável no dia-a-dia do serviço policial" enfatizou.

Já o gestor de ensino a distância, Jorge Ribeiro, informou que além dos cursos via Internet, os policiais interessados devem se inscrever nos curso de videoconferência. Ele alertou que a partir do dia 1º de julho serão iniciadas as inscrições para cerca de 40 novos cursos à distância. Os interessados devem acessar o site da Senasp, o site da SSP ou ainda entrar em contato com a Acadepol, através do telefone 3259-0505.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.