Amiguinhos da Polícia Militar’ participam de colônia de férias
O projeto ‘Amiguinhos da Polícia Militar’ iniciou na terça-feira, 15, suas atividades em 2008 com a realização de uma Colônia de Férias, que se estenderá até o fim do mês de janeiro. As atividades acontecem todas as terças e quintas-feiras, durante o período da manhã.
"Nossas crianças vão participar de uma série de atividades que vão desde passeios até o contato com conhecimentos sobre a história do nosso Estado, além de aulas de cidadania e patriotismo", explicou um dos idealizadores do projeto, sargento PM Sandro Oliveira.
A programação foi iniciada com uma visita ao Parque da Cidade, no bairro Industrial. As crianças e os adolescentes visitaram o zoológico, andaram no teleférico e conheceram o Programa de Equoterapia da Companhia Montada da Polícia Militar. Nesta quinta-feira, 17, os jovens vão visitar o Oceanário de Aracaju, mantido pelo Projeto Tamar. Lá, eles conhecerão os aquários e tanques e, acompanhados por biólogos, receberão informações sobre meio-ambiente e a vida marinha.
No dia 22 de janeiro será a vez das crianças e adolescentes conhecerem um pouco do trabalho do Exército Brasileiro, no 28º Batalhão de Caçadores. Durante a visita, os militares farão apresentações e passarão conhecimentos de cidadania e patriotismo aos visitantes. Seguindo a programação da colônia de férias, no dia 24, os jovens serão contemplados com um passeio ao Shopping Jardins, com direito a uma sessão de cinema. Já no dia 29, eles farão uma terão contato com a história e a cultura sergipana durante uma visita à cidade histórica de Laranjeiras.
Finalizando as atividades, no dia 31 de janeiro, os ‘Amiguinhos da Polícia Militar’ irão desfrutar de um passeio no complexo do Eco Parque Boa Luz, no município de Laranjeiras, onde acontecerão apresentações de artistas, animais, passeios, visita ao parque aquático e uma demonstração das atividades desenvolvidas pelos militares do canil do Batalhão de Choque da Polícia Militar.
O Projeto
Criado em julho de 2004, com o intuito de preencher o espaço ocioso das crianças e adolescentes do Conjunto Tamandaré, no bairro Santos Dumont, o projeto ‘Amiguinhos da Polícia Militar’ atende a 100 crianças e adolescentes, na faixa etária de 5 a 13 anos, e está institucionalizado na portaria da PM 142.
"A idéia do projeto foi formatada por nós que compomos a 3ª Companhia do 8º Batalhão da Polícia Militar após constatarmos que muitas crianças e adolescentes do bairro onde estamos sediados estavam se envolvendo com a criminalidade por conta da falta do que fazer nas horas que estavam fora das salas de aula. Começamos com 20 crianças e hoje contamos com 100", declarou Sandro.
As atividades, que acontecem na sede da associação de moradores do Conjunto Tamandaré, no mesmo complexo onde funcionam a 3ª Companhia da PM, são realizadas de segunda a sexta-feira nos turnos da manhã e da tarde, com aulas de alfabetização e reforço escolar. Os jovens dispõem, também, de acompanhamento pedagógico e psicossocial, além da assistência de um cirurgião dentista do posto médico da rede municipal de saúde.
Ainda segundo Oliveira, está sendo estudada a possibilidade de se estender o projeto para outras comunidades carentes da capital. Num primeiro momento, está sendo analisada a viabilidade de ser implantado nos bairros Santa Maria e Porto Dantas. "Já sentamos com o comandante da PM, coronel José Péricles, para analisarmos a possibilidade de contemplar jovens de outros bairros carentes da nossa capital", salientou o militar.
Parceria
O projeto conta com parceiros como os comerciantes do Conjunto Almirante Tamandaré, que doam lanches para os jovens, e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que entra com o apoio logístico. Já a Polícia Militar doa todo o material escolar.
A Unimed, o Rotary Clube do bairro 13 de Julho, o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e o Ministério Público Estadual, através do Núcleo de Apoio à Infância e Adolescente (Naia), também são parceiros do projeto ‘Amiguinhos da Polícia Militar’. Quem se interessar em conhecer de perto o projeto ou queira contribuir basta ligar para o telefone (79) 8824-8249 ou se deslocar até a Avenida Ayrton Senna, s/nº, Conjunto Almirante Tamandaré, bairro Santos Dumont.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]