[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A partir de segunda-feira, 19, os cidadãos de Tobias Barreto e região Centro-Sul passarão a contar com atendimento odontológico especializado. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Rua Itabaianinha, 789, no bairro Santos Dumont, iniciará suas atividades.

A unidade, que tem capacidade de realizar 320 novos procedimentos por mês, vai disponibilizar tratamentos na área de endodontia (tratamento de canal); biópsias para detecção de câncer de boca e cirurgia oral menor de tecidos moles e duros da cavidade oral; atendimento de pacientes especiais (usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), hipertensos, cardíacos, gestantes de alto risco e portadores de síndromes); e periodontia.

Gerenciados pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa), os CEOs são uma das frentes de atuação do Brasil Sorridente, programa do Ministério da Saúde. Em Sergipe, as unidades integram a política de Reforma Sanitária e Gerencial do SUS, implementada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O prédio passou por uma ampla reforma. O local possui quatro consultórios equipados, dois aparelhos de raio x para auxiliar nos diagnósticos; e um aparelho de ultrassom para tratamento periodontal. Os pacientes devem ser encaminhados pelos municípios para o tratamento especializado. Para aparelhá-lo, o Ministério da Saúde doou alguns equipamentos e repassou recursos da ordem de R$ 50 mil. O Governo do Estado investiu aproximadamente R$ 150 mil.

Além de Tobias Barreto, a população dos municípios de Poço Verde, Itabaianinha, Riachão do Dantas e Simão Dias também será beneficiada. A área de abrangência do Centro Especializado beneficiará uma população de cerca de 167 mil habitantes. O horário de funcionamento do CEO é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Outras unidades

Em Sergipe, os CEOs administrados pela Funesa já estão atendendo em Boquim, Laranjeiras, Propriá e São Cristóvão. O tratamento oferecido é uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica e no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família (ESF), pelas equipes de saúde bucal.

Os CEOs são estabelecimentos de saúde, participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, classificados como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade. Os Centros estão preparados para oferecer à população, no mínimo, os seguintes serviços: diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia; e atendimento a portadores de necessidades especiais .

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.