[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Termina hoje, dia 24, o 3º Curso de Capacitação para Professores do Projeto Educação Sexual e Prevenção dos Fatores de Risco entre Adolescentes nas Escolas. A última palestra está acontecendo com o tema AIDS na Adolescência, com o médico sanitarista Almir Santana. O encerramento será feito com uma avaliação geral de todo o treinamento.

Durante toda a semana, mais 30 educadores, distribuídos entre as secretarias municipais de Assistência Social e de Educação; ONG Missão Criança; Casa de Passagem; Projeto Renascer; secretaria de Estado da Educação e Criança Cidadã, foram capacitados para atuarem com os adolescentes.

O curso foi uma realização da Associação Sergipana de Adolescência e foi realizado no Centro de Convivência do Adolescente, localizado no CAIC do bairro Industrial, mantido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O treinamento, que teve o apoio do Unicef e da Coordenação Executiva de Projetos Especiais dos CAICS, vai abranger ao fim deste curso a capacitação de 90 educadores desde a primeira turma, em 2002.

Além dos professores, adolescentes que participam do Centro de Convivência também foram capacitados e participam como multiplicadores dando palestras nas escolas em que estudam. De acordo com a médica Ana Lúcia Rodrigues Passos, coordenadora geral do curso, 60 adolescentes de escolas estaduais e municipais já participaram do treinamento. “Todo o conhecimento passado nos cursos anteriores já estão sendo trabalhados nas escolas, nas salas de aula e em outros projetos pelos professores”, informou.

O curso

O treinamento foi dado por uma equipe de capacitação formada por seis profissionais de diversas áreas, como saúde, psicanálise, assistência social e educação. Os principais temas abordados foram a adolescência normal (aspectos psicológicos normais da adolescência); gravidez na adolescência; família; crescimento e desenvolvimento; drogas e educação emocional.

Para a professora Lena de Alencar Maranhão, coordenadora pedagógica do Colégio João Alves Filho, o aprendizado da melhor maneira de lidar com o adolescente foi o diferencial do curso. “O enriquecimento do conhecimento que a gente já possui, será repassado no dia a dia com os professores nas escolas e também com os pais de alunos, porque esse é um trabalho em conjunto”, disse a professora, entusiasmada com as palestras.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.