[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O número de multas aplicadas por radares, fotosensores e agentes de trânsito caiu em 2002, comparando-se com o percentual geral registrado em 2001. Apenas as lombadas eletrônicas registraram um aumento no número de multas aplicadas no período pesquisado. De acordo com dados da SMTT – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito -, cerca de três mil multas são aplicadas por mês: 20% são notificações de agentes de trânsito, 30% provenientes dos radares, 20% das lombadas eletrônicas e 30% por avanço de sinal. No universo de 120 mil veículos que circulam na cidade, cerca de 2% dos motoristas são multados e muitos deles reincidentes.
O superintendente Akira Ota observa que 98% dos motoristas que circulam em Aracaju são disciplinados, respeitam as normas do trânsito e a sinalização, e por isso não são multados.
Os agentes de trânsito da SMTT aplicaram em 2002, menos 40% do total geral de multas lavradas no ano de 2001. O fato se deve, de acordo com o superintendente Akira Ota, às campanhas de conscientização realizadas pela Prefeitura de Aracaju, através da SMTT, para motoristas, nestes dois anos de administração. Quanto aos equipamentos eletrônicos, os motoristas já entenderam que eles estão instalados em pontos estratégicos da cidade, objetivando evitar o excesso de velocidade e acidentes, oferecendo maior segurança aos que estão no trânsito.
Em 2003, a Prefeitura de Aracaju vai retomar essas campanhas educativas, principalmente nas escolas, imprensa, sindicatos, clubes de serviço, associações de bairros, igrejas e nas faixas de pedestres, conscientizando todos os motoristas e pedestres sobre o respeito às leis do trânsito. Cidadania no Trânsito é a conscientização de cada um, dos seus direitos e deveres. Com a participação ativa da sociedade civil organizada, em pouco tempo, Aracaju terá um trânsito referência: humano, seguro e democrático.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.