CONHEÇA NOSSA LOJA!
SES trabalha para implementar a Rede de Saúde em Sergipe

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) continua trabalhando para a implementação da Rede Interfederativa de Saúde (RIS). A rede foi apresentada para os representantes dos 75 municípios sergipanos, na I Oficina do Consenso Interfederativo 2011, realizada durante três dias no início do mês. Para prosseguir com as demais etapas, a SES criou um grupo de trabalho, com gestores de diferentes áreas.

De acordo com Jacqueline Dourado, uma das gestoras do grupo de trabalho da RIS da SES, o Consenso Estadual é composto por quatro etapas. “A primeira foi a oficina, onde foi apresentada a RIS e a conformação das políticas que compõem as diretrizes gerais das sete redes assistenciais do Estado: a Atenção Básica, Psicossocial, Hospitalar, Ambulatorial Especializada, Assistência Farmacêutica, Vigilância Epidemiológica e a Vigilância Sanitária que engloba a Saúde do Trabalhador e a Vigilância em Saúde Ambiental”, informou.

A segunda é a programação, ou seja, é o momento da elaboração da proposta de implementação da RIS com os sete municípios que são sedes regionais e os colegiados interfederativos regionais (CIR).

“Nós já realizamos uma reunião de planejamento de implantação da RIS em Itabaiana e em Propriá, também fomos à Glória, mas lá não houve quorum. Nós iremos a todas as CIR para propor a realização de oficina de planejamento estratégico e sanitário com foco nas necessidades regionais”, explicou Luiz Cláudio Soares, também gestor do grupo de trabalho da RIS da SES.

Já está programado para 12 de janeiro de 2011, o encontro no CIR de Itabaiana e em 10 de fevereiro no CIR de Propriá. Após esta fase, é exatamente a terceira etapa, que é o momento da pactuação com os municípios das regionais. E a quarta é a alocação de recursos. “O CAP será avaliado anualmente. Em fevereiro já faz um ano que os prefeitos assinaram este contrato”, disse Jacqueline.

Cronograma

O cronograma do plano de ação da RIS é a estruturação do modelo de Coordenação Estadual da RIS e definição de sua equipe prevista para janeiro de 2011. A pactuação de agenda nos CIR das oficinas de Planejamento Estratégico e de Planejamento Sanitário Regional da RIS, também está marcado para janeiro, sendo que nos CIR de Itabaiana e Propriá já foram realizadas nos dias 9 e 15 de dezembro, respectivamente.

Em fevereiro, haverá a realização das Oficinas Regionais de Planejamento Estratégico dos CIR e Planejamento Sanitário da RIS, tendo como matriz seus eixos estruturantes, seus objetivos e as necessidades de saúde da população de referência de cada região. Também em fevereiro acontecerá a realização das oficinas regionais de implementação das políticas das redes de Atenção e de Vigilâncias. Em abril, ocorrerá a elaboração do plano de saúde regional.

“Também haverá o fortalecimento dos CIR com o aprimoramento da sua organização de funcionamento a partir da missão e da visão estabelecidas no planejamento estratégico”, explicou Guadalupe Ferreira, coordenadora do Núcleo de Atenção Ambulatorial Especializada da SES e integrante do grupo de trabalho da RIS.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados