[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretaria de Estado da Saúde (SES) participou na manhã desta segunda-feira, 2, da abertura da VI Semana Mãe-Mulher, que acontece até o próximo dia 6 e tem realização da secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc), por meio do Presídio Feminino (Prefem). A participação da SES na programação engloba ações da Diretoria de Atenção Psicossocial de promoção à saúde mental das detentas, com a Oficina Corpo e Mente para Trabalhar a Reflexão Comportamental.

Segundo o terapeuta corporal e apoiador técnico da diretoria de Atenção Psicossocial da SES, Glaudenilson Silva, o trabalho desenvolvido com as detentas vai levá-las a pensar sobre as doenças psíquicas que podem surgir a partir de determinados sentimentos. “Elas vão parar e pensar sobre como cada uma vivencia o espaço, como vivenciam coletivamente, e vamos propor novas formas de convivência a partir das atividades que vamos desenvolver aqui”, disse o terapeuta.

O técnico da Diretoria de Atenção Psicossocial da SES falou também sobre a metodologia utilizada no trabalho desenvolvido para reestruturação dos relacionamentos. Serão utilizadas as ferramentas de dança circular e a auto-massagem. “Vamos trabalhar com as danças circulares para propor a integração e auto-massagem para que elas tenham o auto-cuidado”, explicou Glaudenisson.

Projeto ‘Semana Mãe-Mulher’

O projeto ‘Semana Mãe-Mulher’ tem por objetivo contribuir com a ressocialização das internas através de reflexões sobre a pluralidade feminina. O universo feminino e o papel da mulher na sociedade será debatido com diversos setores da sociedade. Os temas debatidos estão relacionados com saúde, beleza, cultura e lazer, e serão expostos através de oficinas, palestras e apresentações culturais.

“Esses eventos tiram as mulheres do stress e fazem com que elas reflitam sobre a situação dela como detenta, mãe de família e sobre os filhos. Além disso, elas saem da ociosidade e, por isso, gostaríamos de eventos como esse com mais freqüência aqui no presídio”, disse a diretora do Prefem, Lília Melo.

Sistema prisional e saúde

Segundo a diretora interina de Atenção Básica da SES, Rosana Reis, existe um plano operativo em parceria com a Sejuc para promover a saúde da população carcerária de Sergipe. “O objetivo é montar equipes de saúde nos presídios com médicos, enfermeiros, odontólogos e demais profissionais para trabalhar especificamente com esse público”, afirmou Rosana Reis.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.