CONHEÇA NOSSA LOJA!
SES estará presente no Mutirão da Assistência e Inclusão Social

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para garantir uma maior assistência e inclusão social ao povo sergipano, o Governo de Sergipe promoverá neste sábado, 30, no bairro Santos Dumont, na zona Norte de Aracaju, o Mutirão de Assistência e Inclusão Social (Mais). O Mutirão de Assistência e Inclusão Social contará com uma ampla programação que será iniciada a partir das 8h, se estendendo até as 17h, na Rua Sargento Brasiliano com Capitão Manoel Gomes. Na oportunidade, serão desenvolvidos diversos atendimentos à população nas áreas da saúde, esporte e lazer, além de atenção às políticas para as mulheres.

Estimulando a prevenção e educação, a Secretaria de Estado da Saúde e a Fundação Estadual de Saúde vão desenvolver uma série de atividades durante o mutirão promovido pelo Governo do Estado. Com a Unidade Móvel Fique Sabendo, a Secretaria vai realizar os testes rápidos de Aids e Sífilis. A gerência Estadual do Programa DST/Aids irá realizar, ainda, a distribuição de preservativos e orientar com palestras a importância da prevenção.

“Essa é uma oportunidade de oferecer o teste de Aids e Sífilis ampliando o diagnóstico precoce, principalmente, em uma área de vulnerabilidade de Aracaju. Uma grande vantagem é que o teste é rápido, a pessoa já sai com o resultado e aconselhamento. A unidade Fique Sabendo de Sergipe é a primeira móvel para realização do teste rápido do país com essa estrutura de salas para atendimentos específicos”, ressalta o gerente Estadual do Programa, Almir Santana.

“Outra ação que será reforçada é a orientação quanto à importância do pré-natal para a eliminação da Sífilis Congênita, doença que passa da mãe para o bebê. Fazendo o pré-natal corretamente, o casal ficará saudável e o bebê nascerá sem a doença”, complementa Almir.

Alertas e orientações serão passadas também com a realização de palestras e exposições sobre as doenças crônicas, saúde da mulher, gravidez na adolescência, violência, saúde bucal, alimentação saudável, com a realização de avaliação nutricional, promoção da equidade, educação popular em saúde, esquistossomose e dengue.

“O Estado tem desenvolvido ações com a Brigada Itinerante que já percorreu 73 municípios este ano, além das atividades do carro fumacê. Essa mobilização é muito importante porque além das ações de Governo, é preciso que os moradores cuidem do seu espaço, da sua casa, evitando água acumulada e parada em lavanderias, vasilhames de animais ou entulho. O trabalho de combate à dengue tem que ser visto como de responsabilidade conjunta”, explica a coordenadora do Programa de Combate à Dengue da SES, Sidney Sá.

O evento, idealizado pelo governador do Estado em exercício, Jackson Barreto, reforça o compromisso da atual gestão em desenvolver atividades voltadas para atender as necessidades da população menos favorecida.

A parte logística e operacional está sendo executada pela Fundação Estadual de Saúde. Durante todo o sábado, será disponibilizado atendimento oftalmológico aos pacientes com faixa etária de 20 a 50 anos, em parceria com o Sesi. Equipes estarão aferindo pressão arterial e taxa de glicemia. Os usuários que apresentarem alteração nos níveis serão devidamente identificados e os registros encaminhados à Secretaria Municipal da Saúde, para acompanhamento e controle. As crianças e os adolescentes que participarem do mutirão terão a oportunidade de aprender, também, a forma correta de escovar os dentes. As práticas integrativas, a exemplo da acupuntura auricular, massagem corporal e reiki também serão ofertados pela Saúde.

Na área do mutirão, será colocado um stand de coleta onde será possível realizar a Dosagem de PSA, um exame preventivo para os homens. O exame será disponibilizado aos pacientes acima de 45 anos, com resultado sendo entregue no mesmo dia.

O Hemose também irá participar montando um posto para orientação e divulgação sobre a doação de sangue e o agendamento para pessoas, grupos e instituições. Haverá atendimento para esclarecimentos em relação aos critérios e processo de doação de sangue para jovens (Projeto Doador do Futuro). No posto será possível realizar o cadastro e receber orientação para sobre doação de medula óssea.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados