[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Para assegurar uma boa alimentação a pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) realiza diariamente uma série de ações planejadas para controlar a qualidade das refeições servidas na unidade de saúde.

De forma rotineira, técnicos do serviço visitam os setores responsáveis pelo armazenamento, preparação e distribuição das refeições, e fiscalizam os procedimentos executados pela empresa responsável por fornecer a alimentação.

Em média, o HUSE serve 2,1 mil refeições por dia, divididas em seis tipos: desjejum (café da manhã), colação (lanche da manhã), almoço, lanche da tarde, jantar e ceia, além das dietas líquidas e enterais (com ingestão controlada de nutrientes específicos).

O cardápio é previamente definido pela empresa fornecedora uma vez por mês e passa por eventuais adequações indicadas pelo Serviço de Nutrição do HUSE, que o aprova observando sempre o balanceamento recomendado para as refeições e a forma como os alimentos são preparados.

Cardápio

Fazem parte do cardápio diário a entrada (salada), dois tipos de prato quente, dois ou três acompanhamentos, duas opções de sobremesa (frutas ou doce) e dois tipos de bebida (suco ou refrigerante). As refeições são servidas para os pacientes que estão internados, acompanhantes de crianças e funcionários que utilizam o refeitório do HUSE.

As nutricionistas do SND também fazem o acompanhamento das refeições dos pacientes por meio do cartão de alimentação, no qual são feitas todas anotações com as restrições e observações. Este trabalho resulta em um esquema de dieta à parte do cardápio, de acordo com a necessidade individual do paciente.

Controle de qualidade

De acordo com Hidelina Alves de Souza, gerente do SND, o controle de qualidade dos alimentos vai desde a inspeção das mercadorias recebidas, passando pelo duplo controle da temperatura dos alimentos durante sua preparação, avaliação sensorial pelo cozinheiro e nutricionista, até a coleta de amostras de toda a comida feita na cozinha do HUSE.

O Serviço de Nutrição também recebe amostras das refeições para serem aprovadas antes de serem distribuídas e consumidas pelos pacientes e funcionários. A avaliação prévia considera aspectos fundamentais como cor, sabor, textura, odor e aparência da comida. "Só depois de aprovado pelo SND, o cardápio é liberado para ser servido", esclareceu a nutricionista.

Em outra ponta do controle de qualidade, a empresa responsável pela alimentação do HUSE passa por auditorias internas trimestrais para avaliar e registrar todos os procedimentos. As auditorias resultam em um plano de ação com prazos e resultados que devem ser cumpridos para garantir a segurança alimentar na unidade e melhorar constantemente a qualidade do serviço.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.