[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O aposentado José Francisco de Souza, 84, deixou o costumeiro hábito de ir à feira aos sábados para aproveitar os serviços do projeto ‘Sergipe de Todos’. Neste sábado, 29, depois de medir a pressão, o aposentado foi verificar a taxa de glicemia no estande da Secretaria de Estado da Saúde (SES). "Graças a Deus, está tudo certo comigo", disse o aposentado, após receber o papel com o valor da taxa de glicemia. Seu José Francisco foi apenas uma das milhares de pessoas que passaram pelo projeto, realizado na sexta-feira, 28, e no sábado, 29, no município de Nossa Senhora da Glória, no sertão sergipano.

Coordenado pela primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, o ‘Sergipe de Todos’ é um projeto integrado entre diversas secretarias e órgãos do Governo de Sergipe e várias entidades para levar ao interior serviços, oficinas e, principalmente, informação. Na sua primeira edição, o projeto contou com o apoio do Banese Card e a parceria do Sistema S (Fecomércio, Sesi, Senac, Sesc e Fies), da Prefeitura de Nossa Senhora da Glória, do Tribunal de Justiça de Sergipe, do Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), do INSS e da empresa de telefonia Oi. Depois do sucesso da primeira edição, a próxima já tem data e local para acontecer: dia 19 de abril, em Itabaiana.

Pedro da Silva, 27 anos, morador do assentamento João do Vale, localizado em Glória, esteve sábado no evento e foi conhecer todos os serviços. "Eu acho ótimo o Governo fazer isso pra gente. Eu vou olhar tudo que tem aqui, todos os estandes. Eu acabei de chegar e vim direto cortar o cabelo". Assim como Pedro, a vendedora Maria da Conceição Silva, 20, fez questão de cortar o cabelo. "É bom que eu fico mais bonita sem gastar dinheiro", disse ela.

Cidadania

A trabalhadora rural Claudiceia Santana, 66, não escondeu a felicidade em renovar a carteira de identidade. "Essa carteira é tão velha que nem sei de quando é. Só lembro que ela custou sete cruzeiros", disse ela, mãe de oito filhos. Claudiceia foi ao Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa acompanhada da vizinha, Maria Deusa de Andrade, 46, que renovou a carteira de identidade no primeiro dia do ‘Sergipe de Todos’. "Tomara que isso venha mais vezes para cá. Ajuda os pobres", comentou Maria Deusa, enquanto exibia sua nova carteira.

Cidadania também conquistada por Maria Doralice dos Santos. Apesar de desconhecer a idade, os pais e a cidade onde nasceu, Maria Doralice vai conquistar o direito de ter seu primeiro documento graças ao trabalho da Defensoria Pública realizado no ‘Sergipe de Todos’.

Avaliação

A primeira-dama, Eliane Aquino, ficou satisfeita com o evento. Segundo Eliane, esta ação marca vários compromissos e diretrizes do Governo do Estado. A partir da ação integrada de órgãos, o Governo conseguiu levar ao interior diversas ações.

"O que o Governo queria não era simplesmente passar dois dias no município. O que queríamos, e tenho certeza de que conseguimos, era que a população ficasse informada sobre que órgãos são responsáveis por resolver suas demandas, onde eles estão e como devem procurá-los. Estamos cumprindo a marcar desta administração, que é interiorizar ações. Nós somos realmente um Governo de todos e para todos", declarou.

O coordenador operacional do evento e secretário-adjunto de cultura, Marcelo Rangel, afirmou que será feita uma análise minuciosa do projeto para aperfeiçoá-lo nas próximas edições. "Esta foi uma ação extremamente positiva. Agora, vamos fazer uma avaliação profunda de quais serviços foram mais procurados, mais utilizados pela população, para podermos melhorar a cada edição. Desta forma aproximamos a população do Governo e o Governo da população", disse.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.