[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Durante a 15ª edição do ‘Sergipe de Todos’, realizado em Carira, território do Agreste Central, a Secretaria de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano (Seplan) e a Empresa de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe (Pronese) levaram aos cidadãos informações sobre os programas e projetos desenvolvidos pela secretaria e pelo órgão. 

No estande, os visitantes puderam encontrar  material sobre o Planejamento Estratégico do Governo e o Plano de Desenvolvimento do Agreste Central,  boletim das ações desenvolvidas no território, cartilhas do Planejamento Participativo de Sergipe e do programa ‘Casa Nova Vida Nova ‘, além de mapas com as informações do território. Assessores técnicos estiveram à disposição das pessoas para esclarecer as dúvidas sobre os programas.

“Mais uma vez a Seplan e a Pronese trazem suas atividades para perto da população, esclarecendo, informando e motivando o cidadão a procurar e ter acesso aos projetos e programas do Governo elaborados para beneficiá-los”, explicou Sérgio Ferrari, subsecretário de Habitação e Programas Especiais da Seplan.

“Ter que me deslocar para capital em busca dessas informações é muito difícil. Hoje pude tirar dúvidas sem sair da minha cidade”,  falou Gustavo Miranda, morador de Carira.

Já para Lucineide Santos Bastos, que mora no povoado Aparecida, em Carira, a criatividade do estande foi um convite à visitação.“Os mapas e as cartilhas, além de informativas despertam a curiosidade. Foi assim que tive o acesso a do ‘Casa Nova Vida Nova’ e fiquei sabendo como funciona o programa”, disse Lucineide.

Cadastro de associações

A Empresa de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe (Pronese) trouxe uma novidade para esta edição da caravana da cidadania. Segundo a Pronese, em Carira há 53 Associações de Desenvolvimento Comunitário cadastradas, entretanto mais de 90% delas estão com informações desatualizadas e outras atuando na clandestinidade. Por isso, foi feito o trabalho de cadastramento dessas entidades e atualização de dados das já existentes no município. 

O objetivo é torná-las aptas a participar do Programa de Combate a Pobreza Rural ‘Prosperar’, já que uma das exigências é o cadastro.  “A participação das associações é fundamental para que os benefícios e os recursos cheguem às comunidades. As demandas dos municípios são apresentadas por estas entidades e transformadas em projetos em benefício da população”, explicou Carlos Hermínio de Aguiar Oliveira,  diretor-presidente da Pronese.

Ações

Para todas as edições do ‘Sergipe de Todos,’  a Seplan e o Pronese  traçam, para o território,  um plano de ação que é desenvolvido antes e depois da caravana da cidadania. Através de palestras, estudantes, professores e líderes comunitários têm a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre programas e projetos.

Na última quinta-feira, 18, na sede do município de Carira, técnicos da Seplan, Pronese e Ouvidoria do Estado de Sergipe se reuniram com cerca de 60 líderes comunitários para apresentar os programas ‘Casa Nova, Vida Nova’ e de Combate à Pobreza Rural. “Esse encontro antes do evento é muito importante para despertar na população o interesse sobre as informações expostas nesta sexta-feira. Todos que visitam nosso estande saem munidos de conhecimento para participar de algum programa ou projeto”, explica Elizabeth Matos, coordenadora da Seplan no ‘Sergipe de Todos’.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.