[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã desta quarta-feira, 31, foi realizado o I Seminário do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (Cemas), no auditório do colégio. O evento promovido pelo Grupo de Pesquisa Disciplinas Escolares: História, Ensino e Aprendizagem, da Universidade Federal de Sergipe (Dehea/UFS), faz parte das comemorações pelos 142 anos de fundação da escola e tem como objetivo divulgar os resultados de estudos e pesquisas realizados por acadêmicos com documentos arquivados desde a fundação do centro.

Todos os trabalhos foram iniciados com uma palestra intitulada “A criação do Cemas e suas ações”, proferida pela professora Eva Maria Alves, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

“O Cemas, criado em 2005, tem como objetivo preservar a memória do Atheneu Sergipense. Encontramos nos arquivos da escola documentos datados de 1848, que nos remetem à história da educação em Sergipe. Já catalogamos 90 mil paginas de documentos e produzimos um DVD com 7 mil páginas digitalizadas. Esse DVD será distribuído, ainda este ano, para as instituições de pesquisa. É um trabalho gratificante e importante para a história do nosso estado”, declarou a professora.

Representando a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o professor Manuel Prado salientou a importância dessa ação de preservação.

“O Atheneu inaugurou em Sergipe o que viria a ser mais tarde a rede pública estadual de ensino, portanto sua memória deve ser preservada e conhecida pela sociedade. A Seed apoia essa iniciativa, tornando pública a história da educação em nosso estado que começou aqui no Atheneu. O colégio foi, por décadas, o palco da intelectualidade sergipana”, declarou Manoel.

Programação

No turno da manhã foram realizadas mais duas palestras. A primeira, proferida pela professora Sayonara Santana, teve como tema “O arquivo do Atheneu Sergipense: uma história para ser escrita”.  A segunda, ministrada pelas professoras Cibele Rodrigues, Katiússia Souza e Edna Santos, abordou o tema “A cadeira de pedagogia no curso normal do Atheneu Sergipense”.

Os trabalhos prosseguem no turno da tarde com as palestras “A disciplina retórica e poética no Atheneu Sergipense”, realizada pela professora Ana Márcia Barbosa,

“A disciplina desenho no Atheneu Sergipense: o Cemas  como guardião dessa história”, da professora Danielle Guimarães,  “A disciplina escolar matemática no Atheneu Sergipense, com a professora Suely Souza.

Finalizando o evento a professora Terezinha Alves de Oliva ministra a palestra “Patrimônio documental e história: a importância dos arquivos escolares”.

Satisfação

O professor Genaldo Lima, diretor do Colégio Atheneu, ficou muito satisfeito com a realização do seminário.

“O Atheneu Sergipense é o berço da intelectualidade sergipana, e seu acervo é muito rico e informativo. Não posso deixar de agradecer à professora Eva Alves, que está dando uma grande contribuição para tornar pública toda essa história”, disse o professor.

Naiane Couto, estudante do curso de administração da UFS, também achou importante a realização das atividades.

“Fui aluna da rede pública estadual de ensino e acho necessário divulgar para a sociedade a história do ensino público em Sergipe, que já revelou grandes personalidades”.

Apoio

A realização do I Seminário do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (Cemas) teve o apoio da Universidade Federal de Sergipe, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec) e Cienart/SE.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.