[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Uma ação inovadora da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) vem proporcionando mudanças significativas na vida de 25 adolescentes egressos do Programa Agente Jovem. Eles participaram de cursos profissionalizantes na área cultural e hoje estão sendo treinados para exercer uma profissão definida: a de arte-educador nas áreas de teatro, dança e música.

Esses adolescentes estão fazendo parte do Curso Livre de Monitoria para teatro, dança e música, criado pela Semasc com o objetivo de profissionalizar esses jovens em arte-educação. Ao concluir o curso, eles estarão aptos para trabalhar em projetos sociais. Segundo a coordenadora do Programa Agente Jovem, Valéria Feitosa Andrade, a idéia surgiu diante da descoberta de talentos entre esses adolescentes, que antes faziam parte do Programa Agente Jovem e demonstraram suas potencialidades durante as atividades realizadas naquele programa social.

Os futuros arte-educadores não escondem a alegria pela oportunidade que recebem da Semasc para transformar em realidade o sonho de cada um deles. “Eu entrei no Agente Jovem e este é um dos meus objetivos alcançados porque meu sonho é trabalhar com isso e já tem seis anos que estou com esse projeto de trabalhar com teatro e agora estou a caminho de atingir meu objetivo. Fico muito feliz de poder estar coordenando uma turma onde ensino e aprendo também. É uma felicidade enorme”, revela o adolescente Norberto Abraão de Oliveira Izaías, 17.

O Curso Livre de Monitoria para Teatro, Dança e Música faz parte do Programa Jovem Aprendiz e tem duração de um ano para que os adolescentes estejam preparados profissionalmente para atuar na arte-educação. O curso já vem sendo desenvolvido há três meses e está sendo coordenado pelo instrutor Rivaldino Santos, que ministra as aulas no Centro de Referência de Assistência à Criança, ao Adolescente e à Família Professor Gonçalo Rollemberg Leite, na rua Alagoas.

“Esse Curso de Monitoria foi um ponto de partida para mim, que saí do Agente Jovem com uma proposta de amanhã ser uma profissional e isso é o que eu quero para mim porque eu sei que o meu trabalho e a minha dedicação está andando para frente e sendo reconhecido, também. Nós nos espelhamos muito no trabalho de Rivaldino porque ele é uma referência fundamental e um exemplo a ser seguido”, diz a adolescente Nayara Conceição, 17, que também está à frente de uma turma de teatro.

“Eu estou fazendo parte de um grupo crescente, onde cada momento eu estou descobrindo coisas novas e construtivas. É um plano de vida”, confessa a adolescente Acácia dos Anjos Santos, 17. “Eu estou tendo a oportunidade de me profissionalizar e a minha proposta e dos meus colegas é essa: ensinar outros adolescentes. É muito interessante você criar uma peça de teatro e estou muito feliz com essa oportunidade”, complementa.

“Para mim é uma oportunidade e conhecimento muito grande, pois para uma pessoa que antes não se sentia nada e não tinha perspectiva de vida, já valeu a pena”, diz a adolescente Juliana Batista Santos, 17. “Agora eu sei que sou capaz e vou em frente. Esse curso está sendo um ensinamento para mim e espero ensinar aos meus alunos essa motivação que o Programa Agente Jovem me ensinou”, observa.

Para o instrutor Rivaldino Santos, o curso já vem mostrando resultados bastante satisfatórios. “A gente já está vendo esse resultado durante as apresentações e criações deles em alguns espetáculos como o II Fórum Municipal da Criança e do Adolescente, que foi coordenado por eles. E isso é a prova do resultado concreto”, avalia Rivaldino Santos. “Essa ação da Semasc em estender o Agente Jovem é muito feliz. Espero que essa ação forme esses adolescentes em educadores e se torne uma ação continuada”, complementa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.