CONHEÇA NOSSA LOJA!
Semasc promove capacitação para adolescentes em parceria com o CIEE

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), vem desenvolvendo várias ações que possibilitam a inserção de adolescentes que estão dentro dos programas sociais da Prefeitura de Aracaju no mercado de trabalho. Essas ações estão voltadas para 75 adolescentes atendidos pelo Programa Jovem Aprendiz, que tem como objetivo prepará-los para o mercado de trabalho. Dentro do Projeto, os adolescentes participam de capacitações e atividades sócio-educativas e já estão colocando em prática a aprendizagem por meio de estágio em diferentes secretarias municipais em Aracaju.

Os adolescentes participaram de uma capacitação no CIEE, cujas aulas foram ministradas pela analista de recursos humanos do CIEE, Ana Paula Reinaldo, que trabalhou com os adolescentes o tema “Como tornar-se conectado ao mercado de trabalho”. Durante a palestra, Ana Paula mostrou aos adolescentes alguns fatores essenciais que não podem ser esquecidos por nenhum profissional, como a necessidade de aprender e buscar inovações e mudanças no ambiente de trabalho, planejamento e compromisso com suas atividades.

Os adolescentes não escondem a satisfação com a oportunidade proporcionada pela Semasc. “Esse espaço é bom porque tiramos dúvidas sobre o mercado de trabalho e aprendemos a saber lidar com as pessoas, coisa que não é fácil”, comenta John Lenon Santos Silva, 16, um dos adolescentes do Programa Jovem Aprendiz. “Também aprendemos que conviver em grupo é fundamental. Esse Projeto fez mudar minha vida porque, além de conseguir um trabalho, eu ganhei uma bolsa para fazer o curso de assistente administrativo industrial e isso foi muito bom”, diz o adolescente.

Denise Lima da Silva, 16, está há um mês no Programa e essa foi a sua primeira capacitação. “Estou achando ótimo. Esses detalhes podem ser de grande importância para mim. Essas capacitações estão guiando a gente para um futuro mais próximo e percebi que o modo de agir e a necessidade de criar um perfil é muito importante. Isso foi muito bom eu aprender hoje”, comenta a adolescente.

Ronyedjon de Góis Santos, 17, está há um ano no Programa e também já faz estágio. “Essas capacitações que a gente participa é interessante porque auxilia o nosso desenvolvimento no mercado de trabalho, ajuda como se deve comportar numa entrevista, fazer currículo, coisa que antes não sabia. É muito proveitoso para gente estar aqui aprendendo coisas que parecem simples, mas não são”, observa ele.

Para Ana Paula, essas capacitações, que acontecem periodicamente, são necessárias para melhorar o desempenho desses adolescentes. “Aqui o trabalho é feito com adolescentes que já estão trabalhando ou estão indo para o mercado de trabalho e a gente tenta despertar a iniciativa, atitude e motivação porque isso é fundamental. E, para eles entenderem melhor, fazemos várias dinâmicas em grupo, damos exemplos de vida porque isso ajuda muito”, observa Paula.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados