CONHEÇA NOSSA LOJA!
Seed instala Comissão Coordenadora do Desfile de 7 de Setembro

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou na manhã desta segunda-feira, 16, a reunião para instalação da Comissão Estadual Coordenadora das Comemorações Cívicas da Semana da Pátria/2010, no Estado de Sergipe. O evento aconteceu no auditório do Palácio do Governo e contou com a presença da secretária Adjunta da Educação, Hortência Pereira Araujo, e de militares integrantes das comissões.

Na abertura da solenidade, a coordenadora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Gilcélia Ferreira Melo, leu o decreto que institui a criação da comissão. O organizador e chefe do Cerimonial da Seed, Almir Andrade Garcez, apresentou a programação e a estrutura dos desfiles. O tema, que este ano será “Ler e escrever: Caminhos para a Cidadania”, foi escolhido devido aos diversos programas educacionais da Seed, dentre eles o Sergipe Alfabetizado que tem como meta alfabetizar 120 mil alunos em quatro anos. “A educação inclui, liberta e forma cidadãos dignos”, enfatizou Almir.

Uma das componentes da Comissão Executiva, a professora Maria Hermínia Caldas, que é presidente da Coordenação de Moral e Cívica (Comoci), falou sobre a importância da comemoração do Sete de Setembro. “A celebração da Semana da Pátria é importante para os brasileiros porque reaviva o sentimento de patriotismo, cuja chama se deve manter acesa sempre”, disse.

Organização

Os componentes da mesa elogiaram bastante a organização do evento. “É uma imensa satisfação para a Secretaria estar à frente da coordenação do desfile. E o tema diz respeito ao papel da Seed com o objetivo de passar aos alunos e à sociedade os valores importantes do civismo”, disse a secretária adjunta de Estado da Educação, Hortência Pereira Araujo. Ela falou também sobre os programas e metas do governo no sentido de alfabetizar e melhorar a qualidade do ensino no Estado.

“Estou feliz com a organização do evento e a demonstração de civismo com o objetivo de atingir todos os alunos”, disse o Major Placz, do 28º Batalhão de Caçadores, representando o coronel Jefferson Hernandes, que faz parte da Comissão de Honra. O Coronel de Artilharia e comandante da 19ª Circunscrição do Serviço Militar, Denilson Peres Tosta, também se mostrou satisfeito. “Participei ano passado e fiquei bastante impressionado com a organização. Neste ano percebemos novamente essa preocupação com a organização. É importante, pois essa é uma data da Nação, de todos os brasileiros”, afirmou.

Já o 2º Tenente da Marinha, Mário Braga, elogiou o tema dos desfiles. “O tema voltado para a leitura é importante. Precisamos alfabetizar nossos cidadãos”, disse. Também estiveram presentes o Tenente da Força Aérea Brasileira, Sandes de Almeida Moraes; o secretário adjunto da Segurança Pública, Coronel Rezende; e o presidente da Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado, Joaquim Macedo.

Desfiles

O desfile de Sete de Setembro será realizado na avenida Barão de Maruim, partindo da avenida Ivo do Prado em direção à praça da Bandeira. Haverá concentração de quatro carros temáticos e um pórtico na esquina da praça Camerindo, de onde irá partir o desfile. Ao todo, participarão 34 escolas, entre estaduais, federais e particulares. O evento terá como objetivo também celebrar os 50 anos da Secretaria de Estado da Educação.

O desfile temático abordará a escrita ao longo da história da humanidade. Haverá também um carro alegórico sobre a inclusão digital, e outro com uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato. O desfile será acompanhado da SecBanda e das bandas marciais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados