CONHEÇA NOSSA LOJA!

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No último dia 13 de agosto, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) esteve presente na 7° Reunião com os Pontos Focais e Entidades Parceiras, promovida pela Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Secex/Mdic). Durante o encontro, realizado em Brasília/DF, foram apresentados aos integrantes do Plano Nacional de Cultura Exportadora (Pnce) os resultados das ações promovidas em 2013 e a oferta de ações para 2014.

Representado pela Sedetec, Sergipe foi um dos 24 Estados da federação participantes da reunião, que contou ainda com 15 instituições parceiras, entre as quais os Ministérios da Agricultura e de Relações Exteriores, Bndes, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Apex Brasil, Inmetro, Correios/ECT, Senac, Sebrae, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (Abdi), Confederação Nacional da Industria (CNI), entre outras.

Criado e implantado no ano passado, o Pnce é integrante do Plano Brasil Maior (PBM), onde profissionais ligados ao pequeno e médio empresariado, comércio exterior e gestão pública são capacitados e inseridos nas ações de ampliação e diversificação da presença brasileira nas exportações. Ações que, para o ano, já foram realizadas 201 das 590 pactuadas, conforme explanação de Cândida Cervieri, coordenadora-geral de Desenvolvimento de Programas de Apoio às Exportações. Ela salientou ainda que boa parte dessas ações estão previstas para serem realizadas no último semestre do ano. Além disso, mostrou-se satisfeita com os resultados obtidos com as ações que já foram executadas.

Em Sergipe, das 11 ações pactuadas, cinco já foram realizadas, entre cursos, seminários e palestras em parceria com os ministérios do Desenvolvimento (Mdic) e da Agricultura (Mapa), Bndes e Inmetro e duas estão em plena execução: o Projeto Expansão Industrial Exportadora (Peiex), em parceria com a Apex Brasil; e o Programa Nacional de Capacitação Empresarial em Comércio Exterior, com a CNI e mais o Certificado de Ordem Digital, também com o CNI, apto a emitir os certificados desde março último.

O economista Thiago de Souza Oliveira, do Departamento Técnico da Sedetec, comenta sobre o bom andamento da execução do Pnce no Estado. “Sergipe foi um dos poucos Estados que não apresentou qualquer pendência ou cancelamento nas ações planejadas para 2013. Além disso, os empresários estão comparecendo às capacitações e certamente colherão bons frutos num futuro próximo, quando poderão, de fato, exportar seus produtos”, disse ao ressaltar que o compromisso com a execução do Pnce é somar forças para difundir a cultura exportadora e aumentar a competitividade das empresas sergipanas.

Para o último trimestre do ano, estão programadas as outras três ações: a palestra Exporta Fácil, em parceria com os Correios e agendada para a próxima quinta-feira, dia 05 de setembro; quatro consultorias do próprio Exporta Fácil, em datas a serem confirmadas; e o Treinamento em Exportação para Empresas de Pequeno Porte (EPP), com o Mdic, a ser realizado nos dias 23 e 24 de outubro. A nível nacional, também o encaminhamento e consolidação das demandas dos Estados ao Mdic já estão em curso, tendo já programada para 16 de outubro a 10° Reunião com as Entidades Parceiras do Pnce. Além disso, há também a expectativa para que as demandas estaduais para o Pnce/14 se consolidem até o fim deste ano.

De acordo com o secretário Saumíneo Nascimento, Sergipe está inserido neste objetivo de desenvolver e difundir a cultura exportadora. “Isso através da capacitação de gestores públicos, empresários e profissionais de comércio exterior com a finalidade de ampliar a nossa base de exportações e o resultado disso é que no ano de 2012 fomos o Estado com o maior crescimento proporcional nas exportações de serviços”, reforçou o secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia.

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados