CONHEÇA NOSSA LOJA!
Secult promove ‘Mês do Livro Infantil’ em bibliotecas da capital

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Escritores homenageados, lançamento de livro, rodas de leitura, debates e exposições. Esses são alguns destaques da programação do Mês do Livro Infantil, evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) através das bibliotecas públicas Epifânio Dória e Infantil Aglaé Fontes de Alencar, que se estenderá por todas as semanas de abril, mês em que se celebra o Dia Mundial do Livro Infantil (02/04), Dia Nacional do Livro Infantil (18/04) e Dia Estadual do Livro (07/04).

Segundo a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, esta é mais uma atividade que reafirma o compromisso da gestão com a literatura. “A leitura é fundamental para a formação do ser humano, e é acreditando nisso que a Secult realiza diversas ações em busca do fortalecimento e da disseminação dessa prática, como é o caso do Mês do Livro Infantil, um evento que promete estimular a leitura entre crianças e adolescentes”

Com uma programação diversificada, pensada justamente para lançar novidades e despertar o interesse da sociedade em participar, a coordenação da Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar, sob direção de Cláudia Stocker, resolveu investir num cronograma de atividades que mesclará teatro, pintura, cinema e, claro, literatura.

“Sempre nos meses de abril e outubro preparamos uma programação específica em celebração ao livro infantil e ao mês da criança. Nestes períodos, trabalhamos Hans Christian Andersen e Monteiro Lobato, por compreendermos a importância de ambos para a literatura infantil mundial e brasileira, respectivamente”, revelou Stocker.

A diretora enfatizou ainda que durante esses dois meses, a frequência na Biblioteca aumenta significadamente devido à presença de alunos. “As escolas já sabem que preparamos comemorações especiais e entram em contato para agendar participação, e esse prestígio é muito gratificante para todos que trabalham neste evento e nos estimula a cada ano aperfeiçoar ainda mais a programação”, declara.

Dia Estadual do Livro

No dia 7 de abril (data de nascimento de Epifânio Dória), ficou instituído, através da lei Nº 6.580 de 06 de abril de 2009, o Dia Estadual do Livro em Sergipe. Assim, a biblioteca que leva o nome do ilustre escritor promoverá a ‘Roda de Leitura – Proler’ especial, onde poemas de Dória serão lidos e discutidos, juntamente a contos do também escritor Jackson da Silva Lima. A atividade promete atrair bom público, segundo a diretora da biblioteca, Sônia Carvalho.

“O dia sete de abril passou a ser um dia ainda mais especial para nós em 2009, quando o governador Marcelo Déda instituiu o Dia Estadual do Livro. A partir de então, a data tem nos propiciado o estímulo à leitura entre a sociedade sergipana e disseminar informações sobre o grande homem e artista sergipano que foi Epifânio Dória”, analisa Sônia.

A Biblioteca Pública Epifânio Dória funciona sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às12h. Já a Biblioteca Infantil Aglaé Fontes de Alencar funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e a partir de abril, funcionará também aos sábados das 8h às 12h. Outras informações e agendamentos de visitas coletivas através dos telefones: 31791965 (Biblioteca Infantil) e 31791907 (Epifânio Dória).

Confira a programação:

7 a 30 de abril – Exposição Monteiro Lobato (Vida e Obra)

Local: Biblioteca Pública Epifânio Dória.

4 a 06/04 – Semana Literária Hans Christian Andersen

Horários: 9h e 15h – Atividades de Pintura e Contação de histórias.
Local: Biblioteca Infantil.

5/04 – Roda de Leitura – Proler, com os mediadores Maruze Reis e Antonio Carlos Viana
Horário: 9h.
Local: Auditório da Biblioteca Pública.

7/04 – Dia Estadual do Livro

Encontro e Contação de Histórias com Escritores de Literatura Infantil. Presenças dos escritores Dan Barreto (O sonho do jabuti)/Telma Costa (Tião e o Bicho Papão)/Fátima Beatriz Colares e Zezinho Colares (Uma amizade colorida e Sonho encantado). 
 Lançamento do Livro Uma amizade colorida e Sonho Encantado de Fátima e Zezinho Colares.
“Livrolino” – Mascote da Biblioteca Infantil apresenta a Exposição Vida e Obra de Epifânio Dória.
Horário: 9h.
Local: Auditório da Biblioteca Pública.

7/04 – Roda de Leitura – Proler, com os mediadores Gizelda Morais, Jeane Aguiar e Aloísio Rosa

Tema: Poemas de Epifânio Dória e contos de Jackson da Silva Lima.
Horário: 18h.
Local: Auditório da Biblioteca Pública.

12/04 – Hora do Cineminha – Sítio do Picapau Amarelo

Horários: 9h e 15h – Biblioteca Infantil.

13/04 – Atividades de Pintura – Personagens do Sitio do Picapau Amarelo

Horário: 9h e 15h – Biblioteca Infantil.

14/04 – Projeto 1,2,3…era uma vez – Contação de Histórias

Horário: 9h – Biblioteca Infantil.

18/04 – Emilia e Visconde no país da leitura com Luciano Góis

9h – Biblioteca Infantil.
19 e 20/04 – Projeto 1, 2,3…era uma vez – Contação de Histórias – Lendas Indígenas.
9h e 15h – Biblioteca Infantil.

25 a 28/04 – Projeto 1,2,3…era uma vez – Contação de História com Estevão Colares
15h – Biblioteca Infantil.

27/04 – Ponto de Encontro do Proler

Horário: 8h às 17h.
Local: Biblioteca Pública Epifânio Dória

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados