[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em missão oficial a Sergipe, a vice-cônsul dos Estados Unidos da América, Maureen Murray, esteve na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), nesta sexta-feira, 29, para uma reunião com o secretário Saumíneo Nascimento, dirigentes de órgãos vinculados e assessores técnicos. Atuando no consulado de Recife (PE), a norte-americana trabalha com a proposta de fortalecer as relações institucionais entre seu país e o estado de Sergipe.

Presentes no encontro, os presidentes da Fapitec, Ricardo Santana, e da Junta Comercial, Vinícius Mazza, e a diretora Administrativa do Instituto Tecnológico e de Pesquisas de Sergipe (ITPS), Maria do Céu Pereira, fizeram uma breve exposição das atividades realizadas pelas instituições. Na oportunidade, também a diretora do Departamento Técnico da secretaria, Sudanês Pereira, falou sobre as ações desenvolvidas no setor e o secretário-adjunto, Carlos Augusto Franco, destacou o trabalho que realiza na prospecção de novas indústrias para Sergipe. “Ultimamente temos sido contatados por muitas empresas estrangeiras que têm interesse em investir no estado”, comemorou Carlos Augusto.

Ao falar sobre as relações comerciais entre Sergipe e Estados Unidos, o secretário Saumíneo Nascimento destacou que o Nordeste tem sido a região com maior crescimento nessa área, além das ações no setor turístico. “A fim de fortalecer ainda mais esse contato, principalmente relacionado ao nosso estado, propomos a realização de um seminário para discutir as potencialidades e possibilidades de investimento em Sergipe, com a participação de investidores americanos”, disse ao destacar que, embora as exportações para o país tenham apresentado uma queda considerável no ano de 2008, na área de importação de produtos, observou-se no ano de 2011, um recorde de importações advindas dos Estados Unidos.

Maureen Murray sugeriu que Sergipe esteja representado em missões internacionais aos países norte-americanos e disse que a partir de agora vai voltar mais regularmente ao estado. “No momento em que soubermos de investidores estrangeiros em visita a Recife, vamos sugerir a possibilidade de visitar outros estados, como Sergipe”, disse ao destacar que o consulado americano está crescendo no Brasil e em breve estará abrindo duas novas sedes, em Porto Alegre e Belo Horizonte. “Estamos atentos à dificuldade encontrada pelos sergipanos em terem que ir até Recife a fim de tirarem o visto americano, mas essas decisões são realizadas  em Washington e o que tem sido feito atualmente é a dispensa de entrevista presencial para menores de 16 anos e adultos acima dos 60 anos”, afirmou referindo-se ao assunto que havia sido discutido durante reunião desta quinta, 29, com o governador em exercício, Jackson Barreto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.