[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes Silva, participou como conferencista do VIII Fórum Regional sobre Políticas de Responsabilidade Socioambiental, realizado pela Faculdade AGES, instituição acadêmica localizada em Paripiranga, Bahia. Ao final da tarde de ontem, 2, junto a conferencistas renomados, como o Leonardo Boff, o secretário falou sobre as Políticas Públicas do Estado em Sintonia com os Valores Culturais.

Reunido à comunidade acadêmica de diversos municípios da Bahia, como Coronel João Sá, Tucano, Ribeira do Pombal, Jeremoabo, entre outros, incluindo também alguns de Sergipe, o secretário ressaltou a importância de se manter a preservação da cultura de uma região aliada à sustentabilidade.

“Em Sergipe há a cultura de amassar o barro e o trigo. Como permitir que empreendimentos como Cerâmicas e Padarias continuem a produzir o pão quentinho e as telhas pra nossas casas de  forma ordenada?”, indagou Genival Nunes.

As respostas foram apresentadas aos acadêmicos logo em seguida, quando relatou as iniciativas do Governo do Estado, através da Administração Estadual do Meio Ambiente, em detrimento às problemáticas trazidas pelo funcionamento de ambos os empreendimentos.

“De forma irregular as padarias e as cerâmicas usavam e extraiam madeiras nativas, extraiam clandestinamente o mineral (argila), e ainda poluíam o ar  com o denso lançamento de fuligem na atmosfera”, apontou o secretário. Destacou que diante da iniciativa do Governo do Estado de conciliar a cultura com a produção, “regularizamos as licenças ambientais das padarias e das cerâmicas, mudamos a matriz energética, saindo de madeira nativa retirada da caatinga para madeira plantada. Com isso, ambos passaram a utilizar fornos a gás ou de energia, e no caso de uso de forno, da utilização de filtros adequados.

Para o proprietário e diretor geral da Faculdade Ages, José Wilson dos Santos, as discussões do fórum concentraram-se entre os eixos cultura, educação, saúde, gestão de negócios e gestão pública. “Foi importante a contribuição do secretário Genival Nunes como conferencista, por nos trazer as experiências das políticas públicas do Estado de Sergipe em sintonia coma  cultura local”, ressaltou.

AGES

O Fórum teve como finalidade propiciar o diálogo entre os diversos setores sociais acerca dos desafios e perspectivas atuais que marcam o conceito de sustentabilidade envolvendo professores, pesquisadores, estudantes, representantes do governo, da iniciativa privada e da comunidade. Ele será encerrado nessa sexta-feira, 3 de maio.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.