Secretaria firma acordo com Unesco para Programa Abrindo Espaços
O Programa Abrindo Espaços será implantado em Sergipe através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e a Secretaria de Estado da Educação (SEED). Nesta terça-feira, 17, no auditório da Secretaria, houve uma reunião com 60 diretores de escolas e Diretorias Regionais de Sergipe (DR) para esclarecimento sobre o desenvolvimento do programa, que tem a chancela da Unesco.
O objetivo do Abrindo Espaços é construir uma cultura de paz através da realização de oficinas de esportes, dança, lazer, cultura e arte nas escolas públicas nos fins-de-semana. Segundo a coordenadora do escritório regional da Unesco na Bahia, Anailde Almeida, avaliações apontam uma redução de até 80% dos índices de violência entre jovens na região onde o programa foi implantado.
"Essa é a meta principal, reduzir a violência e promover a inclusão social não só dos jovens, mas de toda a comunidade que não tem acesso a conhecimento e a espaços privilegiados do Estado. Eles se sentem parceiros do programa através das secretarias de Inclusão Social e da Educação. Essa integração é mediada pela unidade escolar", destacou a representante da UNESCO.
A Seides pretende implantar o programa em 60 escolas de todo o Estado. O processo se dará de forma gradual e vai iniciar com cinco escolas, aumentando semanalmente. "Nós convidamos 60 diretores de escolas e diretores de DRs porque a gente quer levar o programa também para o interior. Nossa intenção é levar programas especiais, não só oficinas de esportes, pedagógicas, mas investir em programas especiais, a exemplo do programa Abrindo Telas, que leva o cinema para essas localidades", ressaltou a assessora técnica da Seides, Liana de Melo Torres.
Para a assessora técnica, a reunião foi importante para que os docentes visualizassem as possibilidades do programa. "Eles puderam ouvir da UNESCO como será a metodologia do Abrindo Espaços. Eles também se inteiraram sobre a participação da Seides no programa. Todo o material e os custos das oficinas serão financiados pela Secretaria da Inclusão, podendo a escola beneficiada tomar posse dos equipamentos comprados para as oficinas. Esses diretores agora irão nos receber para uma sensibilização com os demais membros da escola", completou Liana.
Unesco
Ainda segundo Liana Torres, a parceria entre a Seides e a Unesco é promissora e vai possibilitar uma maior agilidade na implantação de projetos. "A Unesco tem uma chancela muito importante. Primeiro porque ela flexibiliza a burocracia na hora de desenvolver algumas ações e esse é um dos pontos positivos que nós vemos. Outro ponto importante é que a Unesco proporciona todo o processo de assessoria e monitoramento de algo que já foi experimentado e pesquisado. Agora a Unesco nos põem nesse circuito para que possamos criar a nossa própria tradição", finalizou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretaria firma acordo com Unesco para Programa Abrindo Espaços – Foto: Edinah Mary/Seides