[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) realizou neste sábado, 31, o mini-curso do primeiro módulo do Projeto de Qualificação em Comunicação. O treinamento foi ministrado durante todo o dia pelo diretor de Comunicação do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Armando Medeiros, no auditório do Jatobá Praia Hotel, em Aracaju. O tema do mini-curso foi “Comunicação Pública e Relacionamento com a Imprensa”. 

O objetivo foi discutir com os profissionais de comunicação do Governo do Estado formas de melhorar o relacionamento com a imprensa. “Muitos assessores mergulham nos instrumentos operacionais, como a produção de jornais e releases, e deixam de lado o relacionamento estratégico com a imprensa. O assessor precisa compreender o papel da mídia na sociedade e o seu próprio papel, que deve ser mais de consultor estratégico dos seus assessorados”, explicou Armando Medeiros. 

Outro enfoque do treinamento foi preparar os assessores para lidar com momentos de crises nos órgãos em que trabalham. “Todas as instituições estão sujeitas a crise. A sociedade cobra do governo providências e a mídia funciona como um órgão de controle nessas situações”, disse Medeiros.

Inovação

O Projeto de Qualificação em Comunicação é uma ação inédita no Estado. “Iniciativas como essas são raras, acontecem em poucos estados do Brasil. Nesse aspecto, a Secretaria de Comunicação está inovando”, afirmou Armando, ressaltando que todos os profissionais precisam atualizar os seus conhecimentos. “A comunicação sofreu muitas mudanças tecnológicas, vivemos um momento novo na comunicação pública e por isso é fundamental qualificar os profissionais”.

Fotos: Janaína Santos/ASN

O mini-curso finalizou o primeiro módulo do Projeto de Qualificação, iniciado na sexta-feira, 30, com uma palestra sobre a comunicação no setor público no auditório do Banese. “Avaliamos esse primeiro módulo da maneira mais positiva, principalmente pela grande participação dos assessores. Vamos trabalhar para consolidar esse projeto e para que ele possa cumprir a sua função, que é melhorar a relação com a imprensa e a sociedade”, disse a secretária de Estado da Comunicação, Eloísa Galdino. 

Integrar

Além de melhorar o trabalho das assessorias, o projeto quer integrar os assessores que trabalham em órgãos das mais diversas áreas do Governo do Estado. “Esse está sendo um momento muito importante de troca de informações e experiências. Essa formação nos dá um arcabouço para trabalhar melhor e permitir o desenvolvimento de novas estratégias de comunicação com o público e com a imprensa”, disse a jornalista Elisângela Valença, assessora da Secretaria de Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seids).

Cerca de 70 profissionais participaram desse segundo dia do evento. “A procura foi muito grande, inclusive de pessoas de fora, como estudantes, estagiários e funcionários públicos do Governo que trabalham com comunicação”, contou Nanah Alves, assessora do Núcleo de Integração e Projetos da Secom. 

Outro módulo do Projeto de Qualificação em Comunicação está programado para acontecer em maio.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.