CONHEÇA NOSSA LOJA!
Saúde orienta população a aproveitar festas e férias de forma saudável

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O período de festas de final de ano pode ser uma porta aberta para doenças infecciosas e não infecciosas. Para aproveitar as festas de forma saudável, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta a população para tomar cuidados simples.

A aglomeração de pessoas em ambientes festivos, como em shows, favorece a transmissão de vírus que causam gripes e resfriados, além das diarreias e vômitos. “Essas doenças geralmente são auto-resolutivas. Com o uso de hidratação e medicação para alívio dos sintomas ocorre a recuperação da saúde. Quando afetam idosos e crianças menores de dois anos podem causar complicações, como a desidratação”, alerta Marco Aurélio de Oliveira Góes, médico infectologista da SES.

Os principais sintomas de desidratação são pele seca, pressão baixa, que causa tontura, e vômitos, que fazem com que a pessoa não consiga ingerir líquidos. “Ao apresentar esses sintomas, a pessoa deve ser levada a uma unidade de saúde para receber a devida medicação. Nesse período é importante ingerir bastante líquido, como água e sucos. As bebidas alcoólicas não podem ser utilizadas como forma de hidratação”, explicou o médico.

De acordo com o médico infectologista da SES, algumas pessoas ignoram os sintomas das doenças e se mantêm expostas ao sol e fazem uso de bebidas alcoólicas. “Essa atitude leva a uma piora do quadro clínico. As pessoas que fazem uso de medicamentos e dietas específicas não podem se esquecer das orientações médicas para essas doenças não se descompensarem e atrapalharem o lazer”, alertou.

Quanto ao sol, “evitar a exposição direta sem uso de filtros solares”, concluiu Marco Aurélio de Oliveira Góes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados