CONHEÇA NOSSA LOJA!
Saúde apoia Centro do Tratamento para Fumante de Aracaju

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na tarde da quarta-feira, 29, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) apoiou o início de mais uma turma do grupo do Centro de Tratamento para Fumantes, da Secretaria da Saúde de Aracaju. A partir de agora, cerca de 20 pacientes começarão um acompanhamento médico por um ano em busca da liberdade do cigarro.

“Estamos nas comemorações do Dia Mundial sem Tabaco e essa é mais uma iniciativa que tem dado certo no tratamento da doença. Em Aracaju, há o Centro de Especialidades Médicas (Cemar) como referência, que já tratou mais de 280 pacientes e a cada mês a procura aumenta mais. Para os outros casos, temos o Hospital Universitário, no bairro Santo Antônio”, comenta a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Lívia Angélica da Silva.

Durante o encontro, foram apresentados os malefícios do cigarro e as três formas que identificam que uma pessoa possui o vício: a dependência física, psicológica e o condicionamento do organismo. Foram distribuídos medicamentos e cartilhas informativas sobre o tratamento. A enfermeira Marise Viana, explica como se dá o acesso ao serviço.

“É um serviço porta aberta que não precisa de qualquer marcação, funcionando de segunda à sexta-feira. As reuniões começam com média de 20 pacientes por meio de medicamentos trabalhos cognitivo-comportamentais. Essas reuniões acontecem pela manhã e tarde. A partir de julho, abriremos uma turma à noite”, explica.

Uma das pacientes que procuraram ajuda foi à dona de casa Maria Edite, 55, que começou a fumar aos 10 anos. “Já tentei até simpatia, mas não deu certo. Durante todo esse tempo, o cigarro só trouxe prejuízos, em todos os aspectos da vida. Hoje foi o meu primeiro encontro e só vou finalizar quando eu conseguir ser uma pessoa independente”, finaliza.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados