[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) estiveram na cidade de Maceió, entre os dias 24 e 25 últimos, para conhecer as ações do programa de Arranjos Produtivos Locais de Alagoas (PAPL). O núcleo de APL em Alagoas é coordenado pela Secretaria de Planejamento e Orçamento e pelo Sebrae local. As atividades para o desenvolvimento dos APL em Alagoas estão avançadas e foram iniciadas em 2003. Na oportunidade, as técnicas Sudanês Pereira e Silvia Matos obtiveram maiores informações sobre o modelo do núcleo, a forma como os arranjos produtivos foram identificados em Alagoas, como as ações são articuladas, entre outras atividades desenvolvidas pelo núcleo.

A experiência foi divulgada para representantes das instituições integrantes do Núcleo de APL de Sergipe, durante reunião realizada na tarde de quinta-feira, 27. Na oportunidade foram definidos mais cinco APL prioritários para Sergipe, além dos já existentes, que contarão com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Ao todo o Estado de Sergipe conta com dez Arranjos Produtivos Locais: Fruticultura, Ovinocaprinocultura, Piscicultura, Confecções, Pecuária do Leite, Apicultura, Artesanato de Bordado, Cerâmica Vermelha, Mandioca e Tecnologia da Informação.

De acordo com Sudanês Pereira, diretora do Departamento Técnico da Sedetec, a visita a Maceió foi muito enriquecedora. "Foi possível observar que em Alagoas a parceria do Governo do Estado com as instituições envolvidas no processo funciona de forma efetiva e contínua. As ações acontecem de forma coordenada e precisam de um tempo para maturação", disse.

Entre as atividades que mais chamaram a atenção estiveram as ‘Rodadas de Negociação de Demandas’, que são espaços onde acontecem a exposição das demandas dos APL e onde os parceiros do núcleo se comprometem a respondê-las de acordo com a natureza das atividades ligadas a atuação específica de cada instituição. "As rodadas são realizadas anualmente, e em seguida acontece a implementação e o acompanhamento das ações realizadas por cada parceiro", explicou Sudanês, ao observar que em Alagoas existem atualmente 10 APL que abrangem todas as regiões do Estado, envolvendo 64% dos municípios.

Núcleo de APL em Sergipe

Em Sergipe o núcleo de Arranjos Produtivos Locais foi instalado pela atual gestão do Governo do Estado em maio deste ano, sob a coordenação da Sedetec. A promoção de Arranjos Produtivos Locais é um projeto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e tem a colaboração dos parceiros do Núcleo com o propósito de convergir as ações em favor do desenvolvimento do Estado. As ações desenvolvidas contribuem para a geração de emprego e renda, além da redução das desigualdades sociais nos territórios atendidos.

O Núcleo Estadual de APL tem como missão articular as ações relacionadas ao apoio às atividades produtivas locais, com a participação de instituições que visem o desenvolvimento dos micro e pequenos empreendimentos. Para isso, são realizadas reuniões regularmente. O próximo encontro do núcleo está marcado para o dia 31 de outubro, às 14h30min, na Pronese, quando será discutida a construção dos planos de desenvolvimento para os APL do Estado.

Fazem parte do núcleo em Sergipe, além da Sedetec, a Codise, Fapitec, SergipeTec, ITPS, Secretaria de Planejamento (Seplan), Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banese, Codevasf, Deagro, Sebrae, Senai e Universidade Federal de Sergipe.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.