Pronto-socorro Zona Sul realizou sete mil atendimentos este mês
Com uma equipe formada por cinco profissionais fixos, sendo dois clínicos, dois pediatras e um cirurgião, além de um clínico nos finais de semana, o Hospital Zona Sul dispõe ao todo de 30 pessoas em sua equipe, entre auxiliares e técnicos de enfermagem, enfermeiros, higienizadores e seguranças. O Fernando Franco oferece as especialidades de Clínico geral, Pediatria e Cirurgião, e conta ainda com laboratório para realização de diversos exames, inclusive Eletrocardiograma (ECG).
Tendo realizado 300 atendimentos por dia nos meses de abril, maio e junho, o resultado corresponde a nove mil durante esses três meses. O Pronto-socorro presta atendimento imediato com primeiros socorros, e, se necessário, através do Samu 192 encaminha o usuário para outro hospital específico de acordo com a necessidade do paciente.
De acordo com a coordenadora do Hospital Desembargador Fernando Franco, Ivana Mendonça, nos finais de semana e feriados o movimento sempre aumenta, e os casos mais comuns são de: viroses, cefaléia (dor de cabeça), epigastralgia (dor de estômago), hipertensão e febre, e nas crianças, vômito e diarréia.
“Os usuários que chegam com risco de vida são levados para a área vermelha, considerada de maior risco, e lá o atendimento é prestado imediatamente. Outros casos levam, no máximo, 20 minutos para serem atendidos. Em conjunto com o Hospital Zona Norte (Nestor Piva), a Unidade psiquiátrica do Hospital São José e o Hospital Santa Isabel, foram realizados em torno de 20 mil atendimentos em julho”, informa Ivana.
O Hospital Fernando Franco possui nove leitos e 20 poltronas, que foram provisoriamente transferidas para a área de medicação até a conclusão das obras da área vermelha, setor responsável pelo atendimento prestado aos pacientes de risco.
Segundo Elenilda Barros, moradora do conjunto Augusto Franco, antes do Hospital, tinha que se deslocar para a unidade de saúde mais próxima, o que muitas vezes piorava a situação do filho, que tem dificuldade respiratória. “Agora ficou ótimo, o atendimento é rápido, estou satisfeita”, diz.
Já para Renata Santos Vieira, pela segunda vez acompanhando um paciente ao hospital, o atendimento muitas vezes é mais rápido do que em unidades particulares. “Estou aqui há cinco minutos e o paciente já vai ser atendido. Gosto do atendimento, e sempre que preciso, venho a esse Hospital”, enfatiza.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]