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O mês de julho marcou a expansão do número de escolas da rede estadual que aderiram ao Programa Cidadania e Paz nas Escolas. Nesta terça feira, 31, o Colégio Estadual Gilberto Freire aderiu à iniciativa e completou o quadro das escolas que integram o Programa da Secretaria de Estado da Educação (Seed), cujo objetivo é levar a cultura de paz e da cidadania para as escolas. Atualmente, o programa foi implantado em 36 escolas, 30 da DRE 8 e 6 da DEA.

A professora Maria Angélica da Silva Costa Santos, coordenadora estadual do programa, explica que o Cidadania e Paz nas Escolas teve início em 2007, e agora é chegado o momento de expandir mais ainda a atuação graças aos bons resultados conquistados. “O objetivo do programa é desenvolver nas escolas estaduais uma cultura de paz, respeito mútuo, e preservação do patrimônio material e imaterial, visando erradicar a violência e a depredação, através da mediação de conflitos”, ressaltou a coordenadora.

Angélica informou que diversas atividades foram desenvolvidas ao longo do mês de julho com o objetivo de expandir cada vez mais o programa.  Foram realizadas reuniões com a consultora do Grupo Votorantim para demonstração do Programa Mobilização Social pela Escola, palestra sobre higiene para o corpo discente com a Funesa, na Escola Estadual Coelho Neto; palestra sobre Motivação para professores e coordenadores na Escola Estadual  Zumbi dos Palmares e reunião com os articuladores das Diretorias Regionais de Educação para apresentação da metodologia do Programa PCPAZ.

Além disso, diversas unidades de ensino aderiram ao Programa: Escola Estadual Zumbi dos Palmares, Escola Estadual Professora Cecinha Melo Costa, Colégio Estadual Juscelino Kubitschek, Colégio Estadual Prof. Nilson Socorro, Escola Estadual Prof. Francisco José Gomes e o Colégio Estadual  Gilberto Freire.

Sobre o Programa

O Cidadania e Paz nas Escolas é um programa estratégico de sensibilização da comunidade escolar para a prevenção e enfrentamento dos diversos tipos de violência, entre elas: institucional, simbólica, verbal, física,  psicológica e doméstica, por meio da mobilização de representantes  da comunidade escolar e da sociedade civil organizada.

Pautada em uma gestão democrática e participativa, o programa propõe a formação do Grupo Sistemático Permanente da Escola, que visa diagnosticar, discutir, refletir, traçar estratégias, executar e avaliar o processo educativo da unidade no que diz respeito às incivilidades existentes responsáveis pela desarmonia, desorganização, desestruturação, desequilíbrio do ambiente escolar e em defesa da preservação dos patrimônios material e imaterial.
O Programa trabalha em busca de um novo caminho, que proporcionará a curto, médio e longo prazos a implantação de estratégias geradas pela própria comunidade escolar e seus representantes legais, com orientação e acompanhamento da equipe, agregando valor de estímulo às suas relações com informações que lhes são pertinentes

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