[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante a tarde de hoje, dia 31, a PMA – Prefeitura Municipal de Aracaju -, por intermédio da SMS – Secretaria Municipal de Saúde – continua reunindo no Centro de Convenções de Sergipe, assistentes sociais, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, diretores de unidades e gestores da saúde para participarem da capacitação de acolhimento de risco no território.
Cerca de 110 profissionais estão tendo a oportunidade de esclarecer e aperfeiçoar os conhecimentos no que se refere aos riscos que podem ocasionar problemas de saúde coletiva.
“Temos áreas de risco e precisamos saber como tratá-las. Nós nos preocupávamos muito com o que ocorre dentro da unidade e agora tivemos a oportunidade de trabalhar situações extramuro. Os usuários que nos procuram vem com problemas construídos na comunidade que, às vezes, podem causar problemas coletivos”, diz Irene Alves, enfermeira da unidade Manoel de Souza Pereira, no bairro Sol Nascente.
Ela afirma que o curso está sendo muito proveitoso no sentido de garantir uma visão mais ampla da sociedade sobre problemas como o alcoolismo, áreas causadoras de endemias, baixa auto-estima na comunidade, desemprego, crescimento desordenado, ou seja, fatores de risco sociais, demográficos, econômicos e institucionais.
A agente comunitária de saúde da unidade João Bezerra, Rosângela de Andrade, afirma que a capacitação é muito importante na sua profissão porque adquire conhecimentos em como intervir numa determinada área de risco, já que o agente de saúde trabalha diretamente visitando a comunidade.
Segundo Ana Débora Santana, monitora que veio da UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro – e Taniele Mendes, da Unicamp, hoje pela manhã foi feita uma atividade muito importante para o entendimento da questão. Os participantes do curso selecionaram um risco social que resgataram das experiências reais da comunidade e construíram uma cartografia física e social, mostrando em seguida como deve intervir para a resolução do problema.
Nesta tarde, os presentes ficaram sabendo qual o seu papel neste projeto de intervenção.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.