[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da Semed – Secretaria Municipal de Educação – promove de 26 de julho a 30 de agosto, das 9 às 17 horas, no Centro Municipal de Aperfeiçoamento e Recursos Humanos (Cemarh), a exposição “Sergipe: nossas raízes e nossa cultura”, fazendo um resgate da importância do folclore sergipano como parte da cultura viva de um povo.
A exposição visa colaborar com estudantes, professores e comunidade, no sentido de servir como fonte e aprofundamento de conhecimentos das raízes e cultura do povo brasileiro. O visitante terá à disposição um material vasto sobre folclore, com curiosidades, artesanato, vídeos, cds, fotos, cartazes, material ilustrativo com seleção de textos, além de artigos sobre figuras folclóricas.
A palavra Folclore, de origem inglesa, é uma junção de dois termos: Folk
significa Povo e Lore conhecimento, juntas dão significado a um conjunto de tradições e conhecimentos populares que estão sendo expostas, dando suporte a professores e alunos na busca de informação e cultura.
Os visitantes poderão conhecer os personagens do folclore e suas lendas
como a do saci, iara, mula sem cabeça, o boi tatá e o bumba meu boi, que é
um folguedo-dança dramatizado ou ato teatral realizado desde o período colonial. Serão mostradas ainda brincadeiras infantis, cartazes com fotos e explicações das danças folclóricas como samba de coco, reisado, pastoril, bacamarteiros e taieira, que é uma dança cortejo de caráter religioso, realizada para louvar Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, protetores das irmandades negras, além de artesanato, remédios caseiros e literatura de cordel.
Sildinês Cariri, diretora do Cemarh, fala da importância do evento para
o resgate das raízes da cultura sergipana. “A partir do momento em que as pessoas estão tendo contato com exposições desse tipo, estão vendo, conhecendo, automaticamente estão ampliando os conhecimentos e os professores aprimorando sua prática pedagógica”.
Durante as visitas das escolas interessadas há apresentação de grupos folclóricos, como o samba de coco do Projeto de Arte, Cultura e Cidadania da rede municipal de Ensino.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.