[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, participou na manhã de hoje da inauguração da Farmácia Popular do Brasil em Itabaiana, há cerca de 50km da capital. O projeto, desenvolvido pelo Governo Federal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva através do Ministério da Saúde (MS), vai atender com a nova farmácia em Sergipe, aproximadamente 210 mil pessoas da região do agreste sergipano. Essa é a segunda Farmácia Popular implantada no estado, já que a primeira está em Aracaju.

Além de Itabaiana, outros 13 municípios serão beneficiados com a iniciativa: Areia Branca, Malhador, São Miguel do Aleixo, Pedra Mole, Moita Bonita, Ribeirópolis, Carira, Pinhão, São Domingos, Frei Paulo, Nossa Sra. Aparecida, Campo do Brito e Macambira. A partir de hoje, as populações destas cidades vão poder comprar 96 itens (inclusive a camisinha masculina) com preços que podem ser até 200% menores que os dos remédios comerciais.

Diabéticos, hipertensos e pessoas com problemas hormonais serão algumas das principais beneficiadas com a iniciativa que repete em Itabaiana e região do agreste a nova realidade já vivida pela população de Aracaju. “Esta inauguração simboliza as mudanças implementadas em Itabaiana pela prefeita Maria Mendonça e sua equipe, que dão hoje mais um exemplo de obstinação e amor ao povo”, afirmou Marcelo Déda.

Ele foi um dos que lutaram ao lado de Maria Mendonça para que a Farmácia Popular do Brasil fosse levada também a Itabaiana. O secretário municipal de Saúde de Aracaju, Rogério Carvalho, chegou a acompanhar o secretário de Saúde de Itabaiana, Fabian Vinícius, em Brasília nas audiências com o então ministro Humberto Costa para pleitear a nova farmácia para Sergipe, 92ª instalada no país.

Ao agradecer o apoio do prefeito Marcelo Déda e a decisão firme do presidente Lula na implementação do projeto Farmácia Popular do Brasil, a prefeita de Itabaiana fez questão de frisar o caráter social da iniciativa. “Aqui não haverá discriminação. Este é um projeto maravilhoso porque garante o direito cidadão do povo, que é o de ter saúde”, avaliou.

Os municípios de Lagarto, Nossa Sra. do Socorro, São Cristóvão e Aracaju, que terá sua segunda unidade da Farmácia Popular em breve, já estão com a implementação de suas unidades em andamento. Outras 273 farmácias estão sendo instaladas no Brasil e até o final de 2006 o governo federal pretende que este número chegue a 500. Pesquisas do Governo Federal mostram que 91% da população brasileira aprovam o projeto e 97% consideram o atendimento recebido o ponto forte.

“Hoje sabemos que todo o trabalho que o governo Lula teve para implementar a Farmácia Popular do Brasil valeu à pena porque os resultados são visíveis na satisfação do povo. Esta é uma conquista de todos”, disse Fernanda Jungs, representante do Ministério da Saúde na inauguração. Segundo ela, o projeto já foi premiado em Salvador (BA) com o troféu de Empresa Destaque.

Os secretários de Aracaju, Rogério Carvalho (Saúde), Clóvis Barbosa (Procuradoria), a vice-prefeita de Itabaiana, Maria José Nunes, a vice-governadora de Sergipe, Marília Mandarino, além de prefeitos do interior sergipano participaram da inauguração.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.