[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Quem passa pela avenida Hermes Fontes, no trecho entre a avenida Francisco Porto e Nova Saneamento, já pode observar os novos modelos de placas indicativas das parcerias firmadas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos –, com a iniciativa privada para manutenção dos logradouros públicos.
De acordo com o Termo de Adoção, a empresa privada realiza a conservação da praça ou canteiro e em contrapartida detém o direito de utilizar espaços para divulgação de sua logomarca. Uma das parcerias iniciadas na administração anterior e renovadas nesta gestão é com a Casa das Tintas, que restaurou a pintura do viaduto da Francisco Porto. Além do viaduto, a empresa adotou o canteiro da Hermes Fontes, sob o mesmo viaduto. Com a investida, o local também recupera a beleza e volta a ser considerado um dos principais cartões postais da cidade.
Para o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, as parcerias têm garantido projetos paisagísticos em outros logradouros da cidade, como a rótula das avenidas Gentil Tavares e Coelho e Campos, próximo ao Incra. “O Programa de Adoção de Logradouros Públicos contribui para a redução dos custos da Administração Municipal com a manutenção desses locais, fazendo com que redirecionemos investimentos em áreas da zona Norte, por exemplo”, explica.
Dentre outras parcerias com a Emsurb, Nascimento exemplifica a firmada com o Grupo Maratá, que adotou a avenida Tancredo Neves desde a Beira Mar até a rótula do DIA. Outro exemplo é a avenida Sílvio Teixeira, onde a Norcon já instalou placas indicativas de adoção de logradouro.
De acordo com Osvaldo Nascimento, esta é uma maneira eficaz de conservar o patrimônio público, uma vez que a prefeitura continua fiscalizando o estado de conservação e economiza os recursos, direcionando-os para outros serviços. Cada empresa pode criar seu modelo de placa, desde que cumpra algumas exigências que evitam exageros. No viaduto, além da pintura a empresa responsável pelo local fez a construção de um jardim e a ampliação da calçada, oferecendo mais segurança aos pedestres. Ainda esta semana, as avenidas Francisco Porto, Augusto Maynard e Acrísio Cruz também receberão placas indicativas de adoção de logradouros públicos pelas empresas G. Barbosa, PCL Consultoria e ST Locadora, respectivamente.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.