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Fernanda Carvalho, repórter da ASN

O portal de autoatendimento do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), lançado em abril do ano passado, tornou mais rápido e prático o acesso a diversos serviços oferecidos pelo órgão estadual. São 70 serviços disponíveis, via internet, que facilitam a vida do usuário e ajudaram a diminuir incômodos, como as grandes filas ou o longo tempo de espera por atendimento.

A iniciativa do Estado, pioneira no País, possibilita que serviços como renovação ou solicitação de segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), retirada da primeira habilitação, licenciamento de veículos ou Permissão Internacional para Dirigir (PID) possam ser efetuados diretamente pelo cliente, sem necessidade de passar por um atendente presencial no Detran e podendo receber o documento desejado na própria residência.

O site explica ainda o passo a passo necessário para cada solicitação de documento, especificando as etapas que podem ser feitas via internet e aquelas que precisam ser realizadas presencialmente, além disso, é possível fazer consultas e agendamentos.

Com o processo virtual quase todas as etapas para retirada, por exemplo, da primeira habilitação, podem ser efetuadas pela internet, sendo necessário apenas a presença física do requerente da CNH no Detran para comprovar seu enderenço e fazer a identificação biométrica, o que garante segurança e autenticidade do serviço.  Sergipe é o único estado que possui um serviço virtual do Detran tão completo e eficaz.

“O diferencial do nosso serviço é a agilidade e comodidade, pois o usuário de sua casa pode dar entrada ao processo de habilitação. Só que em todo processo que envolve habilitação, obrigatoriamente, a pessoa tem que vir ao Detran para fazer a coleta, que seria a identificação biométrica, para não oferecer riscos de fraude ao Estado e para a garantia do próprio cidadão. Então, o usuário continua precisando ir até um posto do Detran, porém apenas para fazer sua identificação: trazer documento com foto original, tirar a fotografia aqui e as dez digitais e comprovar o seu endereço, mas não se depara mais com enormes filas”, explica o gerente executivo do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do Detran, Luiz Ricardo Ribeiro.

Outra facilidade oferecida pelo portal é que o usuário pode se informar a respeito do ponto de atendimento mais próximo e de como está o atendimento em tempo real naquele local, tanto na capital quanto no interior, uma vez que o sistema de senha do Detran alimenta as informações em tempo real, informando o número de guichês de atendimento ativos para cada serviço e o número de clientes atendidos e em espera.

Devido a praticidade e agilidade, o portal de autoatendimento já é responsável pelo maior volume de atendimentos geral no Detran, por mais de 66% de todos os licenciamentos de veículos efetuados atualmente e por mais de 30% de todos os serviços de habilitação. Em abril deste ano, o serviço mais procurado no site foi para retirada da primeira habilitação (47,13% dos acessos), seguido por renovação da CNH (27,78%), processo para obtenção da CNH definitiva (11, 61%) e renovação de CNH com mudança e adição de categoria (9,93%).

Clique e acesse o site do Detran/SE

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