CONHEÇA NOSSA LOJA!
PMA proporciona aulas de preservação ambiental para jovens no Parque dos Falcões

[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dentro da filosofia de integração e ressocialização, a Prefeitura de Aracaju levou para o interior do Estado 43 adolescentes entre 15 e 17 anos para um passeio inesquecível, principalmente quando se trata de pessoas que nunca tiveram oportunidade de ter um dia de lazer. São adolescentes incluídos no Projeto Agente Jovem desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), com o intuito de transformá-los em agentes multiplicadores de cidadania.

Entusiasmo, curiosidade e sensação de liberdade foram os principais ingredientes que preencheram aquela sexta-feira, 24, para os adolescentes que visitaram o Parque dos Falcões, localizado no município de Itabaiana.

O que mais impressionou os jovens foi a habilidade de José Percílio, dono do Parque, com as aves. Treinada por ele, uma coruja dá vôos rasantes avisando a chegada de pessoas desconhecidas na área. Além disso ela informa quando pessoas novas chegam ao local e até belisca quando o intruso insiste em entrar na casa sem a permissão de Percílio.

Esta é a segunda turma de adolescentes do Programa Agente Jovem que vai ao Parque dos Falcões – um lugar de vasta área verde, ar puro e água límpida. Foi nesse ambiente que eles puderam interagir com a natureza e ver na prática o que costumam aprender na teoria. É que no Programa Agente Jovem, realizado pela Semasc, esses jovens são capacitados para serem multiplicadores de informações dentro de sua comunidade.

Segundo a capacitadora Elze Angélica Barreto, uma das coordenadoras do passeio, os alunos recebem aulas práticas de geografia e têm oportunidade de conhecer de perto o ecossistema, dentro da filosofia do desenvolvimento sustentável. “É importante que eles possam ver que não existe só lugar poluído, existem lugares lindos e que precisam ser preservados”, observou Elze.

Para Roberto Wagner,17, um dos adolescentes assistidos pelo Programa Agente Jovem da Semasc, esse passeio foi de grande importância. “Como nós estamos aprendendo sobre o meio ambiente, além de ser divertido é muito proveitoso, pois aprendemos na prática o que estamos vendo na teoria”, disse.

Entres as atividades do dia, eles tiveram a oportunidade de percorrer uma trilha na Serra de Itabaiana com extensão de mais de 4 km, com direito a tomar banho na piscina natural e obter bastante informação. As mais de 350 espécies de aves existentes naquele Parque foram as grandes atrações do passeio.

O criador José Percílio orientou e esclareceu dúvidas de todos os adolescentes. “Como são mais de 350 espécies criadas em cativeiro, o que é bastante difícil, eles se impressionam pelo fato de algumas delas voarem durante uma hora todos os dias e retornarem para seu ninho”, disse Percílio.

A jovem Eloísa Novaes, 17, ficou impressionada com a habilidade do treinador e a beleza das aves. “Que interessante, esse lugar é lindo, gostaria de vir mais vezes”, disse admirada.

Para Jeane dos Santos,16, as aves e o ambiente do parque são novidade. “Não lembro de ter visto um lugar tão preservado, e as aves eu nunca tinha visto. Esse dia está sendo maravilhoso”.

Orientados pela coordenadora do programa Agente Jovem, Silvana Maria dos Santos, os integrantes do grupo só retornaram à capital no final da tarde, depois de muito absorverem o ar puro do parque.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários desabilitados