[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A partir desta terça-feira, 31, serão iniciadas as plenárias dos bairros promovidas pela Secretaria Extraordinária de Participação Popular (Sepp) para discutir os rumos do Orçamento Participativo de Aracaju. Cada comunidade terá que ficar atenta às datas em que as plenárias orçamentárias percorrerão as localidades, principalmente porque a Prefeitura de Aracaju estará, durante o dia, convocando toda a população com panfletos, faixas e carro de som, visando maior engajamento popular.

Sempre às 19 horas, as plenárias serão realizadas entre os dias 31 de janeiro e 29 de março, com o objetivo de discutir as prioridades, eleger os delegados de cada comunidade e divulgar as ações implementadas pela administração do prefeito Marcelo Déda e do vice Edvaldo Nogueira, através do Orçamento Participativo. A primeira plenária acontece hoje no bairro Santa Maria, reunindo os participantes na Escola Municipal Laonte Gama.

Todo o plano de ação da Sepp vem sendo discutido no Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju, onde o secretário municipal de Participação Popular, Rômulo Rodrigues, preparou o projeto que vai ter como mote principal a verificação das demandas de cada bairro e a eleição dos delegados. “Estamos organizando o projeto de participação popular do governo municipal. E para cada plenária, pretendemos escolher três prioridades, justamente aquilo que esteja sendo mais solicitado”, disse Rômulo.

O secretário Rômulo Rodrigues explicou que será dividida a metodologia para a funcionalidade das plenárias, organizando um agrupamento de 20 pessoas para não permitir a criação de grupos fechados. “Assim, poderemos pluralizar o máximo possível de demandas e horizontalizar a importância de cada localidade, para que nenhuma demanda passe por cima de outra”, afirmou.

Em cada plenária haverá um telão para divulgar imagens do que já foi atendido e do que está se fazendo pelas comunidades que participaram ativamente das reuniões do Orçamento Participativo. Muitas demandas envolvem diversas secretarias municipais, geralmente para atender solicitações nas áreas de drenagem, pavimentação, construção de área de lazer, escolas, creches, postos de saúde, praças e moradia.

Segundo Rômulo Rodrigues, a demanda é o que gera o projeto e logo depois a busca de recursos. Para ele, a Sepp serve como cartório de distribuição, sempre utilizando um organograma de relação com os delegados de cada comunidade. “A Secretaria Extraordinária de Participação Popular é um meio para aproximar o poder público da população de forma ágil, prática e democrática”, relatou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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