[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Missa, distribuição de ovos de páscoa e passeio em carros da polícia e dos bombeiros foram alguns dos ingredientes que fizeram parte da Páscoa das crianças no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A ação, que aconteceu nesta quinta-feira, 28, foi comemorativa à Páscoa e ao Dia do Policial Militar, lembrado em 21 de abril.

Para a pequena Eduarda, 6 anos, a manhã foi de muita alegria. “É muito bom para nós, que já estamos doentes. Nem dormi direito pensando na festa”, diz. Ela acompanhou tudo ao lado do pai, Elzito Santana, que se emocionou com a alegria da filha. “Acho ótimo isso aqui, porque é tudo muito difícil e essas pessoas que trabalham na Oncologia sempre procuram um jeito de colocar a gente pra cima”, declara.

A celebração da missa foi realizada pelo padre Givanildo, pároco do Huse. “A Páscoa é tempo de reflexão, de pensar especialmente na importância de amar ao próximo, já que se trata de um ato cristão que celebra a ressurreição de Jesus Cristo”, lembra.

Além das crianças, seus familiares e dos colaboradores da Oncologia, a coordenadora do Centro, Rute Andrade, era uma das mais empolgadas com a festividade. “Só podemos desejar que a Páscoa seja realmente tempo de refletir. Que não seja apenas uma época de dar e receber chocolates, mas de pensar e agir em favor dos nossos semelhantes”, destaca.

A presença especial de policiais e bombeiros deu um brilho especial à festa. “As crianças ficaram eufóricas quando souberam da participação dos militares. Muitas delas dizem que querem ficar logo boas para realizarem o sonho de ser policiais ou bombeiros”, conta Rute Andrade.

O garoto Pedro Henrique exemplifica bem a declaração da coordenadora. “Essa festa com a polícia e os bombeiros é maravilhosa. Não vejo a hora de andar no carro da polícia, e eu sei que dentro do carro a chuva não entra”, adiantou-se, ao perceber que a chuva poderia adiar o passeio.

Emoção

De acordo com a policial Stela Maris, do Pelotão Ambiental da Polícia Militar de Sergipe, a vinda ao Centro de Oncologia vai ficar para sempre em sua memória. “Nunca vou esquecer desses momentos. Sou mãe e a gente acaba dividindo todo tipo de sentimento com as mães que aqui estão. Só posso parabenizar a todos pela força, pela garra de enfrentar esse dia a dia difícil”, fala.

O cabo Caetano, também da Polícia Militar, destacou que é preciso agradecer sempre a Deus por cada dia vivido. “Para nós da polícia é uma honra participar desse momento. Glorifico a Deus pela vida de cada um aqui. Tenho dois filhos com saúde perfeita e imagino a luta que cada pai, cada mãe passa na Oncologia, até porque tenho um caso na família e tenho uma noção dessas dificuldades”, comenta.

Para a cabo Perla, do Corpo de Bombeiros, a valorização que as crianças dão à instituição militar é emocionante. “Sabemos que os bombeiros são muito queridos pelas crianças e ficamos muito felizes em participar de um momento desse, em passar e receber emoções. É preciso também reconhecer a luta desses pequenos, que abrem mão de muitas coisas em nome do tratamento”, emociona-se.

Após a missa, as crianças tiveram a oportunidade de passear pelas imediações do Huse nas viaturas policiais e até mesmo em um caminhão do Corpo de Bombeiros. No retorno, mais alegria com a distribuição de ovos de páscoa, bolo, refrigerante e brindes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.